19 junho 2006

Operação Gaivota2006

Exames nacionais do 12º ano arrancam hoje

Os exames nacionais do 12º ano arrancam hoje e mobilizam, além de alunos e professores, polícias e milhares de militares da GNR, numa das maiores operações de segurança montadas anualmente em Portugal.

No conjunto da primeira e segunda fases, o Ministério da Educação prevê a realização de mais de meio milhão de provas, «religiosamente» protegidas por 508 agentes da PSP, nos grandes centros urbanos, e cerca de 14.000 militares da GNR em todo o país.

«As pessoas não têm a percepção da grandeza desta operação. Em termos de duração e meios envolvidos, é uma das maiores que a Guarda faz anualmente», explicou à Lusa o Tenente-Coronel Costa Cabral, porta-voz da Guarda Nacional Republicana.

A operação inicia-se com o levantamento dos enunciados no Editorial do Ministério da Educação, edifício «guardado dia e noite», e com o transporte das provas para os comandos das duas forças de segurança.

No dia de cada exame, PSP e GNR transportam os exames para as 618 escolas secundárias e após a sua realização são levados de novo para as sedes de agrupamento, onde serão corrigidos.

A actividade de polícias e militares nos Exames Nacionais só termina quando as provas são novamente transportadas para os estabelecimentos de ensino, para serem afixadas as pautas. Para a «Operação Gaivota2006», além dos 508 agentes, a PSP mobilizou ainda 238 viaturas.

No caso da GNR, o número e o tipo de viaturas são definidos em cada comando territorial, consoante o número de provas a transportar.

«Estive envolvido directamente nessa operação há uns anos atrás. Lembro-me de ter levado os exames para o comando do Porto e de terem sido precisas duas camionetas de carga para os transportar», recordou Costa Cabral.

Em 2005, os enunciados dos exames nacionais do 9º e 12º anos corresponderam a quase 34 milhões de folhas A4, o equivalente a 10.000 quilómetros de comprimento.

Se fossem transportados todos em conjunto, seriam necessários 20 camiões TIR.

A primeira fase dos exames nacionais começa hoje, com as provas de Português A e B, e prolonga-se até 3 de Julho, sendo afixados os resultados dez dias depois.

A segunda fase decorre entre 19 e 25 de Julho, sendo divulgados os resultados a 4 de Agosto.(in Diário Digital)