30 junho 2006

Sporting Clube de Portugal - Centenário

Uma bandeira especial

O Centenário do Sporting vai ficar assinalado com uma bandeira especial, apresentada juntamente com os equipamentos e a medalha no final do jantar comemorativo do 99º aniversário. Uma bandeira simples e simbolicamente muito evocativa, num respeito pela tradição e com um olhar sobre o presente e o futuro.

A motivação verde e branca bipartida é a razão de ser do estandarte, estruturado de modo a fazer realçar o mais possível o logótipo do Centenário. Por essa razão, a bandeira “inverte” a disposição das cores, de modo a harmonizar-se com o símbolo do Centenário. Isto é, a cor verde, que habitualmente fica do lado esquerdo (vidé equipamento alternativo “Stromp”) passa na bandeira para o lado direito, de modo a contrastar com o branco do logótipo. E o branco transfere-se para o lado esquerdo, contrastando com o verde do emblema.

Trata-se, no fundo, de formas diferenciadas de conjugar a simbologia do Sporting e do Centenário, com regresso às origens na opção bipartida e uma exaltação do modernismo e do tradicionalismo contidos no símbolo “Sporting 100”.

A bandeira percorrerá o país e o mundo durante os 365 dias das comemorações, chegará mesmo ao tecto planetário dos Himalaias e será mais uma forma de perpetuar, em termos gerais e, possivelmente, em casa de cada Sportinguista, um período único e irrepetível na história do seu Clube – a sua paixão.