09 julho 2006

Radiação Ultravioleta Alta

O Índice Ultravioleta (IUV), que mede os níveis de radiação solar que podem queimar a pele humana, apresenta hoje valores muito altos em Portugal, pelo que o Instituto de Meteorologia (IM) recomenda a protecção da visão e da pele.

Este índice situa-se nos valores nove e dez em Portugal continental e nos arquipélagos dos Açores e Madeira, os segundos mais altos desta escala.

A radiação ultravioleta faz parte da luz solar que atinge a terra, sendo essencial para a preservação do calor e a própria vida, mas devido ao «buraco do ozono», os humanos estão hoje mais expostos aos efeitos maléficos destes raios que podem causar queimaduras e até o cancro da pele.

O IUV varia entre menor que dois (baixo), três a cinco (moderado), seis e sete (alto), oito a dez (muito alto) e igual ou maior que onze (extremo).

Quando o IUV se situa no nível muito alto, como o que atinge hoje Portugal e os arquipélagos, o IM recomenda a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, o uso de chapéu, camisolas e protector solar.

De acordo com as recomendações do IM, as crianças não devem ser expostas ao sol.

O aumento das temperaturas, previsto até segunda-feira, levou já a Direcção-Geral da Saúde (DG) a recomendar à população para que tome medidas de protecção, nomeadamente os mais vulneráveis ao calor:

idosos, acamados, pessoas que vivem isoladas, doentes crónicos e crianças.

Segundo o IM, as temperaturas mais altas registavam-se, às 12:00 de hoje, em Évora (36,3 graus centígrados), Beja (35,3) e Bragança (31,7).

à mesma hora, Lisboa registava 28,1 graus centígrados, o Porto 22,3 e Faro 27.

Fonte: Diário Digital