09 agosto 2006

Não às touradas no Algarve

Uma campanha regional anti-touradas vai ser lançada na próxima semana pela Associação ANIMAL. Convencer os estrangeiros a boicotarem cidades onde se realizem eventos taurinos é o objectivo.
A associação ANIMAL, conhecida pela oposição a este tipo de eventos, faz saber da criação da primeira campanha a nível nacional com o objectivo de criar pressão sobre as autarquias no Algarve que promovem touradas, fazendo um “boicote” aos municípios.
“Os autarcas – que promovem muitas vezes este tipo de espectáculos – vão ter de escolher se querem que a cidade perca receitas do turismo ou se querem continuar a promover o derramamento de sangue e as consequências que daí advirão”.
A associação pretende que o Algarve seja a primeira região do país a banir por completo as touradas, à semelhança do que já acontece em Espanha. “Em Espanha, na Catalunha, já há 33 cidades que baniram as touradas e os espanhóis têm até uma affición bem maior que a nossa”, afirmou.
A associação diz que já encetou contactos com as autarquias, mas até agora apenas Tavira mostrou ser bastante receptiva aos argumentos da ANIMAL. “Loulé disse que só nos receberia lá para meio de Setembro, o que é natural pois está a promover agora a tourada em Vilamoura”, disse.