22 agosto 2006

Tongas, o bebé golfinho

Tongas é o nome do mais recente membro da comunidade de golfinhos-roazes que habita as águas do Sado. O golfinho foi encontrado ontem “por volta das 11h30”, conta Pedro Narra, da empresa Vertigem Azul, que tem acompanhado a comunidade. Até ao final de Setembro “existem sempre expectativas para que ocorram mais nascimentos”, acrescenta.

O golfinho, que acredita-se ter nascido durante a noite de ontem, “encontra-se bem de saúde”, embora “precise de descanso e não deva fazer para já mergulhos longos”, o que se torna mais difícil devido ao “stress causado pelos barcos que abundam nesta zona do Sado durante a época balnear”, salienta Pedro Narra.

Com o nascimento do Tongas são agora 24 os golfinhos no estuário do Sado. Uma “população em risco” devido à “poluição existente durante todo o ano” e aos “barcos que durante a época balnear por ali navegam sem regras, controlo ou limites de velocidade”.

Pedro Narra não deixa ainda de lamentar que as entidades responsáveis, nomeadamente a Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) “nada estejam a fazer por estes golfinhos”, uma vez que “não têm biólogos para tal”. Assim, é a empresa Vertigem Azul, que promove actividades de observação dos golfinhos, que tem monitorizado a comunidade. O responsável pede apenas que a RNES “regulamente e proteja os animais”.