26 setembro 2006

Algarve 3 - actualidade

[... continuação de Algarve 2 - medieval ao contemporâneo]
A província do Algarve, com uma área total de 4.954,5 quilómetros quadrados, e uma população aproximada de 345.000 habitantes, é a região mais ao Sul de Portugal Continental.
A estrutura administrativa da província do Algarve, é composta pelo Governo Civil do Distrito de Faro, 16 Municípios e 79 Freguesias, CCRA (Comissão de Coordenação da Região do Algarve), ARS/Algarve (Administração Regional de Saúde) e diversas Delegações Regionais – órgãos desconcentrados do Governo. Existe ainda a R.T.A. (Região de Turismo do Algarve), órgão responsável pela promoção turística do Algarve e, nessa medida, executa, promove e apoia os principais eventos que se realizam na região.
A capital administrativa da província do Algarve é Faro e o maior concelho em termos de área geográfica é o de Loulé com cerca de 765 quilómetros quadrados. Ao todo, são 16 os municípios desta província – a mais ao sul de Portugal: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
Clima
O clima, em toda a Região Algarvia, é mediterrânico oferecendo uma temperatura tão deliciosa em Novembro como no auge do Verão, em pleno mês de Agosto. Senão vejamos: a temperatura média do ar situa-se entre os 12,2º no Inverno (Janeiro) e os 30º no Verão (Agosto).
A temperatura da água do mar oscila entre os 14,3º em Janeiro e os 21,3º em Setembro. Em termos de tempo solar, o Algarve usufrui de qualquer coisa como 3.065 horas de Sol durante os 365 dias do ano.
A Praia e o magnífico Sol que as cobre constituem a principal atracção, motivo pelo qual o Algarve se transformou nos últimos 15 anos na principal região receptora de turismo do nosso país.
Os empreendimentos vocacionados para a recepção do turismo começaram a implantar-se na região há perto de trinta anos e hoje, quer os empreendimentos de Vale do Lobo e da Quinta do Lago, sedeados na Freguesia de Almancil, quer outros mais recentes que se têm implantado em todo o litoral oferecem aos seus clientes condições ímpares em todo o mundo.
[... continua]