12 setembro 2006

Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de Setembro
A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) pretende exercer uma influência durável em matéria de mobilidade e de transportes urbanos e contribuir para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos europeus. A SEM é organizada todos os anos entre 16 e 22 de Setembro e celebrará em 2006 a sua quinta edição, subordinada ao tema “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”.

Faro promove exposição de energias renováveis e de veículos amigos do ambiente

Mais de trinta veículos amigos do ambiente poderão ser observados e testados pelos visitantes da Exposição Energias Renováveis – Mobilidade Sustentável que terá lugar no Largo da Pontinha, em Faro, durante os próximos dias 16 e 22 de Setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Os visitantes terão oportunidade de ver e experimentar um conjunto diversificado de veículos não poluentes que utilizam as mais diversas tecnologias amigas do ambiente, nomeadamente veículos movidos a energia solar, a Biodisel, óleo vegetal, automóveis eléctricos e híbridos, para além de bicicletas assistidas electricamente, trotinetes eléctricas e triciclos eléctricos, Segwais, etc.
No dia 22 de Setembro estes veículos irão participar num circuito com duas provas de perícia, em Faro, pelas 11 horas e em Vilamoura, pelas 15 horas, estando o regresso a Faro previsto para as 17h30.
Durante a exposição poderá igualmente ficar a saber como se produz e elabora Biodisel, assim como o que precisa de fazer para a sua utilização em veículos a Diesel, a utilização directa de óleo vegetal (alimentar) em veículos a Diesel.
A exposição – patente no largo da Pontinha, em Faro - terá ainda uma ampla demonstração de utilização de energias renováveis, com mais de 20 expositores presentes sobre energia solar térmica, energia fotovoltaica, energia eólica, energia das ondas, realizando-se mesmo “almoços solares” diários, nalguns dos fornos solares em exposição.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma organização da Câmara Municipal de Faro, do Clube Automóvel do Algarve e da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico.