04 outubro 2006

Algarve 4 - Recursos Naturais

[... continuação de Algarve 3 - actualidade]
A região do Algarve possui uma diversidade de recursos naturais de grande riqueza, designadamente as praias, a paisagem e a fauna, de importância decisiva para o bem-estar dos turistas que nos visitam nas mais diversas alturas do ano. Para além da vertente turística de que o Algarve passou a depender fortemente, a região continua a depender essencialmente da agricultura e das pescas.
Ao longo de 220 kms de faixa costeira do Algarve existem dois tipos principais de caracterização do litoral algarvio: o litoral de erosão, que vai de Odeceixe a Sagres, na costa ocidental, e de Sagres a Albufeira, na costa sul.
É de constituição essencialmente rochosa, formando extensas falésias em contacto com o mar ou recuadas, cobertas por uma vegetação alegre e harmoniosa. Apresenta numerosas praias de grande qualidade e rara beleza, recortadas por falésias, muito diversificadas no tamanho e na forma, de que são exemplos as praias da Arrifana, Martinhal, Meia Praia, Praínha, S. Rafael, Oura e Olhos d' Água.
O litoral de acumulação, situado na parte sul-oriental do Algarve, entre Albufeira e Vila Real de Santo António, apresenta formações arenosas e sedimentares. Nesta zona, o clima é mais ameno e as praias são constituídas por extensos areais, mas nem por isso de menor beleza. Um passeio pelo Parque Natural da Ria Formosa, que se estende desde Cacela Velha à Quinta do Lago é pois indispensável.
A alegria e o Sol juntam-se nos mais diversos recantos, quer nas praias como nas unidades hoteleiras, para horas de prazer, de puro divertimento amenizador de um merecido descanso em tempo de férias, o que constitui, de certo modo, a base do principal recurso da região - o turismo.
[... continua]