11 outubro 2006

Algarve 5 - Valências turísticas e desenvolvimento

[... continuação de Algarve 4 - recursos naturais]
A litoral, estão as mais belas e acolhedoras praias do mundo, apoiadas por unidades hoteleiras que proporcionam aos seus clientes excelentes condições de habitabilidade, complementadas pelos requintados serviços que estão aptas a prestar.
Os magníficos campos de golfe que se estendem por toda a região, completam a oferta a litoral.
No interior, são as belas paisagens, a gastronomia, os produtos naturais e os hábitos tradicionais, a base da oferta turística, muito apreciada por todos os visitantes.
O artesanato é outra das grandes valências existentes na região, oferecendo produtos naturais e genuínos, como o mel, o pão caseiro, o azeite e a aguardente de medronho, entre outros. Utensílios tradicionais que ainda hoje são fabricados pela mão do artesão local, completam a oferta tradicional e característica do Algarve.
Desfrute o que o Algarve tem de melhor. Durante a época baixa, pode visitar o interior ou os campos de golfe, no barrocal ou na serra, junto dos produtos tradicionais ou nos acontecimentos - festas populares e religiosas, encontrará um outro Algarve bem mais genuíno e tradicional que, estamos certos, lhe agradará totalmente.
De acordo com a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, em termos económicos existem três pólos de desenvolvimento:
- O Turismo, caracterizado como o verdadeiro motor de crescimento económico da região, levando por arrasto outros sectores como o comércio e a construção civil;
- A Agricultura onde coexistem práticas e culturas tradicionais (frutos secos e produções de subsistência) e actividades modernas e rentáveis viradas para o mercado (hortícolas e frutos frescos onde se destacam os citrinos), tem como limitação, ter de concorrer com o Turismo na utilização dos solos e na procura de mão-de-obra;
- A Pesca, como sempre, com grande importância a nível nacional, tem revelado uma quebra de rendimento devido, entre outros factores, ao atraso tecnológico da frota, e à sobre-exploração de alguns recursos.