25 outubro 2006

Algarve vai ter nova barragem

Uma nova barragem vai ser construída em Martinlongo (Alcoutim), um projecto que aguardava execução há 19 anos e será gerido pela Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro.
A futura barragem agrícola, cujo valor rondará um milhão e trezentos mil euros, mais IVA, terá uma capacidade máxima de 239 mil metros cúbicos, 14,50 metros de altura e ocupará uma área de 68 hectares.
O contrato para a execução da Barragem, rede de rega e viária do aproveitamento hidroagrícola do Pessegueiro, na freguesia de Martinlongo, foi celebrado a 17 de Outubro entre a Direcção Regional de Agricultura do Algarve (DRAA) e o consórcio formado pelas empresas IEC- Engenharia e Construções Lda e Dolmen, Engenharia Civil, Lda.
No decorrer da cerimónia, foram também entregues os cheques das benfeitorias aos 27 proprietários dos terrenos abrangidos pela barragem.
Na altura, Castelão Rodrigues director regional da DRAA comentou: “Este projecto, que já conta com 19 anos de existência, será o último deste género a ter o Ministério da Agricultura como dono da obra”, relembrando também que os custos da gestão da barragem caberão à cooperativa de rega.
“O investimento, cujo principal objectivo é servir as actividades agrícolas locais, é uma mais-valia para a região, na medida em que servirá também como um ponto de água estratégico para o combate a incêndios e poderá vir a constituir um espaço lúdico onde se pode pescar e tomar banho”, referiu por sua vez Francisco Amaral, presidente da autarquia.