15 outubro 2006

Business Class

O realizador Serge Tréfaut escolheu o Algarve e o Sul de Espanha como cenário para a rodagem da sua longa-metragem “Business Class”.
O filme está já em fase de pré-produção, pela Faux. A produtora conta com o apoio da Algarve Film Commission e da Andalucia Film Comission, uma vez que parte do filme será rodado entre Faro e Sevilha, unindo as duas regiões vizinhas.
“Business Class” é um filme, quase em jeito de documentário, acerca das fronteiras que Tania, uma mulher ucraniana, tem que ultrapassar para reencontrar o marido, um imigrante a trabalhar numa zona turística. Tania viaja de avião, em “business class”, mas não chega a passar do aeroporto, uma vez que não é autorizada a entrar no país onde o marido se encontra. Tania vê-se então obrigada a regressar à Ucrânia, e daí embarca novamente rumo à sua paixão, mas desta vez por terra, de autocarro.
Inspirado numa história verídica, “Business Class” é um filme sobre a experiência da imigração ilegal, sobre a traumática viagem que marca muitas pessoas para a vida, mas também é a história de uma mulher apaixonada, que procura por todos os meios voltar a ver o seu marido.
Serge Tréfaut nasceu no Brasil, mas foi em Portugal que se estabeleceu, já há alguns anos, como jornalista e realizador. No ano passado, realizou o documentário “Os Lisboetas”, tendo sido recentemente distinguido pelo Indie Lisboa.
O filme começa a ser rodado na última semana de Novembro no Algarve. A equipa técnica deslocar-se-á posteriormente à Ucrânia. [in região sul]