19 outubro 2006

Dia da Nações Unidas

O dia 24 de Outubro é o dia das Nações Unidas, porque foi exactamente nessa data, há 61 anos, que a Organização passou a existir oficialmente.
Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional, com a presença de 50 países. Desse encontro resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Assim, nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.
De fato, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com objectivos parecidos.
A paz e a segurança são os objectivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prémio Nobel da Paz pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.
Originalmente composta por 50 países, a ONU, hoje, conta com cerca de 190 países membros, num universo de 192 nações existentes no planeta.
A ONU tem quatro grandes fins:
• Manter a paz em todo o mundo;
• Fomentar relações amigáveis entre as nações;
• Trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas pobres a viverem melhor, encorajando o respeito pelos direitos e liberdades dos outros;
• Ser um centro para ajudar as nações a alcançar esses objectivos.

Datas:
Portugal foi admitido membro das Nações Unidas em 14 de Dezembro de 1955.
Eleito membro do Conselho de Segurança pelo período de 1979-1980.
Eleito membro do Conselho Económico e Social para o período de 1994-1996.
Em 1995 foi eleito Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas o Português Diogo Freitas do Amaral.
Em 21 de Outubro de 1996 foi eleito membro do Conselho de Segurança para o período de 1 de Janeiro de 1997 a 30 de Dezembro de 1998.