29 outubro 2006

Semana dos Artistas

A quinta edição da Semana dos Artistas apresenta propostas de qualidade numa altura em que a sociedade recreativa de Faro comemora o centenário. Wordsongs e Balla estão entre os convidados.

A Sociedade Recreativa e Artística Farense organiza, entre 6 e 11 de Novembro, a V Semana dos Artistas, um evento dedicado às artes e já enraizado no cenário cultural algarvio.

Na edição deste ano, destaque para o concerto de Wordsongs, no dia 9, um projecto multimédia que promove um novo olhar sobre Fernando Pessoa. Pedro d'Orey (Mler If Dada), Alexandre Cortez (Rádio Macau), Nuno Grácio, Filipe Valentim (Rádio Macau) e alguns artistas convidados transformam, manipulam, desconstroem e reconstroem em experiências sonoras de formato melódico-electrónico a poesia de autores portugueses.

No capítulo musical figura ainda o novo trabalho alternativo de Armando Teixeira no projecto Balla, com concerto agendado para o último dia do evento. Considerado um dos melhores compositores, músicos e produtores do panorama da música portuguesa, Teixeira compôs, gravou, misturou e produziu um trabalho individual irrepreensível que se reflecte num disco de canções sem complexos.

Fotografia, pintura, teatro, dança, joalharia, entre outras expressões, completam o figurino da Semana dos Artistas, que terá ainda um leilão de 200 velhinhos cartazes de cinema. A partir de 20 cêntimos pode dar largas à emoção de licitar entre um punhado de outros apaixonados da sétima arte. [por Pedro Maia in Observatório do Algarve]



Os Artistas - mais do que um bar

Quem olha de fora para a longa escadaria do nº 10 da Rua do Montepio, em Faro, pensa duas vezes. Será um bar? Cumprida a subida caem por terra todas as dúvidas. Não é um bar. É muito mais do que isso. ‘Os Artistas’, nome recuperado da Sociedade Recreativa Artística Farense, é galeria de arte, alberga cursos, oficinas e sim… também serve bebidas.

À medida que se percorre a sala de entrada é impossível não sentir o ranger do soalho, sob o olhar dos enormes e antigos espelhos. A clientela é heterogénea. Misturam-se idades, tendências, conversas e tribos entre o salão nobre, a sala de entrada e o bar. A esplanada mantém-se aberta enquanto o tempo ameno vestir as noites algarvias.

Com um bocado de sorte ainda se cruza com a Artista, a felina e mascote do espaço. Aceita festas… de vez em quando. Em dias maus não dá grande confiança. Em dias bons ronrona entre os clientes à espera que uma mão amiga deslize entre a nuca e a cauda.

Em ano de centenário, a Sociedade Recreativa Artística Farense inaugurou um posto de Internet. Oportunidade para navegar de forma gratuita na rede enquanto se bebe uma ginjinha ao som de música de vanguarda.

Programa V Semana dos Artistas

Segunda-feira, 6 Novembro: 22h00 – Inauguração Exposição de Pintura Colectiva; 22h00 – Trio Renato Madeira; 22h30 – Guitarradas de Coimbra; 23h30 – Dança Oriental

Terça-feira, 7 Novembro: 21h30 – “Internet Ferramenta Associativa”; 22h30 – “Contos de Levante”; 23h30 – “ Mudo or Maria Like the Others”, concerto ao vivo

Quarta-feira, 8 Novembro: 22h30 – “Duas Cenas de Jacques Prévert” p´lo grupo de teatro Te-Atrit; 23h30 – Cinema – “Curtas”

Quinta-feira, 9 Novembro: 22h30 – “Wordsong” Pessoa em concerto ao vivo ; Exposição de Joalharia Contemporânea de Ana Cardin

Sexta-feira, 10 Novembro: 22h30 – VJ Alatak (Guillaume); 23h00 – Telmo Ramalho – Stand-up comedy

Sábado, 11 Novembro:15h00 – Leilão de Cartazes de Cinema - Cartazes oriundos de Portugal e dos EUA, com licitação a partir de 0,20 cêntimos; 22h30 – “BALLA “ de Armando Teixeira, concerto ao vivo - Apresentação do novo disco “A grande mentira”