22 novembro 2006

Portugal e a Desertificação

Mais de metade do território português corre o risco de ficar deserto e seco nos próximos 20 anos e cerca de um terço já está afectado pela desertificação, alertou o presidente da associação ambientalista LPN.

Um terço do país já está a ser afectado pela desertificação, quer ao nível dos solos, quer da população, referimo-nos ao Alentejo, ao interior algarvio e a toda a fronteira com Espanha, do Algarve a Trás-os-Montes.
«Portugal é um dos países onde a desertificação tem especial relevância e, se nada for feito nos próximos 20 anos, cerca de 66 por cento do território pode ficar deserto e seco».

Como causas deste cenário, que ameaça mais de metade do território nacional, o especialista aludiu ao agravamento dos efeitos da seca, aos incêndios florestais, ao crescimento urbano indevido em terras com potencial agrícola e à degradação dos solos, em resultado dos «maus usos e da poluição».
Independentemente deste cenário futuro, cerca de um terço do território já sofre «uma grave desertificação».
«A aridez dos solos já atinge quase todo o Alentejo e o interior algarvio», sublinhou, alertando mesmo para proporções «quase dramáticas» na margem esquerda do Guadiana, nos concelhos de Mértola, Castro Marim e Alcoutim.

No entanto, este fenómeno não está confinado ao Sul do país. «Todo o interior junto à fronteira com Espanha, do Algarve a Trás-os-Montes, está a ficar deserto», com a perda de potencial biológico dos solos (desertificação física) e de população (desertificação humana).

Para inverter esta tendência de desertificação e «evitar os piores cenários», defende-se a adopção de medidas «concretas e eficazes» de fixação da população activa nos meios rurais, de conservação do solo e da água e de recuperação das áreas já afectadas. «Se nada for feito, Portugal deixará de ser competitivo a nível europeu, terá grandes dificuldades de abastecimento público de água e a qualidade de vida terá tendência para se degradar».

A investigação das causas e das formas para combater o fenómeno, a sensibilização da população e a inclusão da luta contra a desertificação e a seca nas políticas gerais e sectoriais são outras das medidas preconizadas. [in ciberia]