03 dezembro 2006

Chocolate

Chocolate amargo previne problemas cardíacos
Há boas notícias para quem tem o vício do tabaco e da gula. Segundo um estudo publicado na revista Heart, comer um pequeno pedaço de chocolate preto por dia melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular.
Para além de fazer bem à alma, o chocolate preto pode neutralizar o endurecimento das artérias nos fumadores e evitar problemas cardíacos graves, revela um estudo publicado na revista científica Heart.
«Um pedaço pequeno de chocolate preto pode aumentar consideravelmente o consumo de antioxidantes, o que tem um efeito benéfico na saúde vascular», explicaram os investigadores do Hospital Universitário de Zurique.
Para chegar a esta conclusão, compararam os efeitos do chocolate amargo (com 74 por cento de cacau) e do chocolate branco no fluxo arterial de 20 fumadores.
Normalmente, a actividade das células das paredes arteriais e das plaquetas que intervêm na coagulação sanguínea altera-se continuamente nos fumadores, fazendo com que as artérias sejam mais susceptíveis ao estreitamento e endurecimento característicos das doenças coronárias.

Para realizar este estudo, a equipa pediu aos vinte participantes que se abstivessem de consumir alimentos com alto teor de antioxidantes antes de comerem 40 gramas de chocolate. Estes foram depois divididos em dois grupos, sendo que uns comeram chocolate branco e outros chocolate amargo.
Duas horas depois, exames com ultra-sons revelaram que aqueles que tinham comido chocolate preto tinham melhorado consideravelmente o seu fluxo arterial, efeito que se manteria durante oito horas.
As análises mostraram ainda que esse tipo de chocolate reduzira para metade a actividade das plaquetas. Além disso, os níveis de antioxidantes aumentaram rapidamente duas horas depois.
Já a ingestão de chocolate branco não teve quaisquer efeitos nas células do endotélio, nas plaquetas, nem nos níveis de antioxidantes, revela o estudo.
O chocolate preto tem mais antioxidantes do que qualquer outro alimento, embora o vinho tinto, o chá verde, a fruta e os vegetais também sejam ricos em flavonóides, e como tal, alimentos amigos do coração. [fonte: ciberia]