26 janeiro 2007

2007 vai ser o ano mais quente

Investigadores do instituto britânico Met Office corroboraram a previsão feita pela Universidade de East Anglia de que o ano de 2007 poderá ser o mais quente desde que há registos.
Os dados indicam que os dez anos mais quentes de que há registo ocorreram desde 1994, tendo sido em 1998 que se verificou a média mais alta da temperatura global da superfície.
No início de mais um ano, especialistas do Met Office, centro de meteorologia do Reino Unido, revelam previsões para 2007 e indicam que este vai ser o ano mais quente de que há memória.
Especialistas do Met Office, que trabalharam em conjunto com investigadores da Universidade de East Anglia, indicam que este aumento (previsto) da média da temperatura a nível global se deve parcialmente ao fenómeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e consequentemente aumenta a temperatura global do planeta. Os gases de efeito de estufa presentes na atmosfera são também responsáveis pelo aquecimento da superfície.
Desde há sete anos que o Met Office apresenta, no início de cada ano, as previsões climatéricas globais, as quais têm sido realizadas com muita precisão, registando-se uma margem de erro de apenas 0,06ºC.
Os especialistas explicam que as previsões são realizadas com base em informação como os efeitos solares, o fenómeno El Niño, as concentrações dos gases de efeito de estufa e outros factores que ocorrem ao longo do tempo.
O preocupante cenário para 2007 fica completo com o degelo no Árctico – de onde se desprendeu uma massa de gelo com 66 quilómetros quadrados – e com a falta de neve nas estâncias de esqui, que ameaça os desportos de Inverno.
[fonte: ciberia]