29 janeiro 2007

Internet – que futuro?

Um quarto dos computadores com acesso à Web actua como botnets, devido a trojans que dão o controlo das máquinas a piratas.
O assunto não é para menos: dos 600 milhões de computadores que dispõem de acessos à Internet, entre 100 milhões e 150 milhões estarão infectados por trojans que criam vulnerabilidades nos sistemas de segurança e permitem a tomada de controlo dos computadores por piratas.
Os computadores infectados dão pelo nome de botnets.
Uma vez infectados, os computadores são utilizados para o reenvio de spam e ficam vulneráveis à intercepção de dados pessoais dos legítimos proprietários, que normalmente desconhecem que as máquinas estão sob controlo de desconhecidos.
«A situação é tão má quanto é possível imaginá-la e põe toda a Internet em risco», comentou um perito em temas tecnológicos.
Uma rede de botnets pode alcançar 15% da capacidade de pesquisa do Yahoo!, lembrou ainda.
Durante a conferência de ontem realizada, os peritos concordaram que algo teria de mudar, caso se queira assegurar a viabilidade da Internet nos próximos tempos.
Entre as razões apontadas para a pandemiaque grassa na Internet estão o anonimato e os sistemas operativos pouco seguros. Neste último caso, houve quem lembrasse a quota-parte de culpa da Microsoft, com o lançamento de versões do Windows pouco seguras.
De resto, houve quem lembrasse que 50% das versões pirateadas do Windows já têm trojans instalados. [fonte: exame informática]