27 março 2007

Crianças do Algarve com excesso de peso

Cerca de 30 por cento das crianças algarvias têm excesso de peso, das quais 20 por cento sofrem de pré obesidade e 10 por cento de obesidade, foi revelado durante a apresentação dos resultados do Estudo de Prevalência da Pré - Obesidade Infantil na região do Algarve, que decorreu esta segunda feira, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Faro.
Realizado no âmbito do Programa de Combate à Obesidade Infantil no Algarve, as autoras do estudo, ao abrigo de um protocolo entre a ARS Algarve e a Escola Superior de Saúde de Faro, avaliaram 1021 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, a partir de dados obtidos em Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico aleatoriamente seleccionadas, de nove concelhos da região, durante o ano lectivo de 2005/2006.
Dos 7 aos 9 anos, das 1021 crianças avaliadas, foi possível identificar uma prevalência de 20,4 por cento com pré obesidade e de 10 por cento com obesidade. Estes dados não são significativamente diferentes daqueles que foram encontrados para o resto do país, no âmbito de um estudo semelhante realizado a nível nacional. [fonte: ARS Algarve]