18 março 2007

Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial

O dia 21 de Março é por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), considerado o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Essa data foi instituída em memória ao massacre ocorrido em 21 Março de 1960, na localidade de Sharpeville, na África do Sul, quando a polícia sul-africana abriu fogo contra uma multidão desarmada que protestava contra o regime de Apartheid (segregação racial na África do Sul). Foram mortos 69 pessoas negras, entre elas 19 crianças e centenas de manifestantes foram feridos.
Esta data é comemorada mundialmente, sendo um momento de reflexão e de luta pela eliminação do racismo e preconceitos que são vitimas grupos raciais e étnicos em diferentes partes do mundo. Por exemplo negros e povos indígenas no Brasil; árabes, negros, latino-americanos nos Estados Unidos, e na Europa, nipo-brasileiros no Japão, chechenos e minorias étnicas na Rússia, minorias étnicas em diversos países da África.
Este quadro de racismo a nível mundial é intensificado pela situação económica, política e militar que concentra conhecimento, poder e riqueza nos países ricos, e onde os Estados Unidos, como grande potencia militar a nível mundial, se posicionou como o guardiã do mundo, tomando decisões e desrespeitando ou pressionando a ONU.