11 março 2007

Fenómeno 'La Niña'

O fenómeno oposto ao "El Niño" está actualmente em formação na zona equatorial do Oceano Pacífico e poderá começar a fazer-se sentir a partir de Maio. A advertência foi feita pelos cientistas do NOAA, organismo norte-americano para a Monitorização dos Oceanos e da Atmosfera.
De acordo com o último relatório divulgado no site oficial, os investigadores do NOAA Climate Prediction Center referem que, à medida que condições atmosféricas e oceânicas provocadas pelo "El Niño" começaram a abrandar, tem-se verificado que as temperaturas da superfície do Oceano Pacífico oriental começaram a descer de uma forma «drástica» . Isto quer dizer que as águas amenas do Pacífico estão gradualmente a arrefecer e a tornarem-se mais frias, fenómeno oceânico e atmosférico natural cíclico, que poderá indiciar o início da formação da "La Niña" a partir de Maio.
Os dados até agora recolhidos pelos peritos do NOAA não são nada animadores, em especial para a zona das Caraíbas e a sul dos Estados Unidos. É de esperar uma actividade «mais frequente» e «anormal de grandes tempestades e furacões no oceano Atlântico e no Pacífico, durante a vigência da "La Niña".
Este fenómeno oceânico poderá «durar vários anos» , mais do que o esperado. Recorde-se que a última ocorrência deu-se entre 1998 e 2001, tendo sido responsável por um período grave de secas nos Estados Unidos. [fonte: ciberia e wikipedia]