13 março 2007

UE na vanguarda da luta contra as alterações climáticas

Os 27 chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE) chegaram a acordo, em Bruxelas, sobre uma meta vinculativa para as energias renováveis, no final da "Cimeira da Primavera", dedicada ao combate às alterações climáticas.
A UE compromete-se com uma meta vinculativa de 20 por cento de energias obtidas de fontes primárias renováveis (vento, água, sol e biomassa), até 2020, em relação ao consumo total de energia.
Os líderes europeus também chegaram a acordo, como era previsível, relativamente ao "compromisso firme e independente" de alcançar, até 2020, pelo menos, uma redução de 20 por cento das emissões de gases com efeito de estufa (responsável pelo aquecimento global do planeta), em relação aos níveis de 1990, e de 30 por cento se os restantes países desenvolvidos se comprometerem a atingir reduções de emissões "comparáveis".
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou que o acordo alcançado em torno do dossier energético e ambiental superou as expectativas mais positivas e poderá contribuir para novos consensos.
Os dirigentes políticos europeus esperam que os compromissos agora assumidos encorajem os outros países, designadamente os muito poluidores, como Estados Unidos, China e Japão, a fazerem o mesmo. Angela Merkel apresentará agora propostas com os compromissos europeus na reunião do Grupo dos Oito, em Junho, na Alemanha. Os 27 têm de chegar a acordo sobre a repartição, entre si, do esforço das metas globais acordadas, com a Comissão Europeia a ser mandatada para apresentar propostas legislativas concretas no terceiro trimestre deste ano.[fonte: Rádio Vaticano]