30 abril 2007

Feira de Maio do Azinhal

Numa iniciativa da Casa do Povo do Azinhal decorre nos dias 4, 5 e 6 de Maio, a tradicional Feira de Maio englobando um vasto e diversificado programa de actividades religiosas e de animação desportiva e socio-cultural. De salientar a realização da Procissão em Honra de Stª Bárbara, as actuações de vários Grupos de Folclore e uma Noite de Fados com produção e apresentação de Carlos Escolbar da Rádio Clube de Alcoutim.
Também a Feira de Artesanato merece destaque, o­nde será possível assistir ao vivo à execução de trabalhos minuciosos como a renda de bilros e bordados, cestaria, empreita ou tecelagem.
Esta iniciativa, que conta com o apoio oficial da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, constitui uma excelente oportunidade para conhecer as artes tradicionais que tão bem caracterizam o concelho de Castro Marim assim como algumas iguarias da região.



Considerada a terceira maior Freguesia do Concelho, ocupa uma superfície de 68,7 km2, que correspondem a 22,9 % da área total do mesmo.
Em 1991 residiam na Freguesia 762 habitantes (representavam 11,2% da população Residente no Concelho) e em 2001 estes passaram a ser 692 (passando a representar 10,5% dos efectivos residentes no Concelho), registando assim, um decréscimo populacional de 9,2% na última década.
Os jovens em 2001 eram 64 (representavam 7,7% dos jovens do Concelho), os activos 356 ( concentrava 8,8 dos activos do Concelho) e os Idosos 272 (representavam 15,7% dos idosos do Concelho). Nesta Freguesia residem também 10,1 habitantes por Km2, o que indica um tipo de povoamento disperso.
Assiste-se também nesta Freguesia, com características rurais, ao envelhecimento da população, o Índice de envelhecimento muito elevado 425, indica que, em 2001 por cada 100 jovens haviam, em média, na Freguesia cerca de 425 idosos. Esta Freguesia contribui fortemente para o envelhecimento demográfico do Concelho de Castro Marim.

25 abril 2007

Dicionário do falar algarvio - letra B

Bartolo         grande naco de pão
Belancia melancia
Berculose tuberculose
Besaranha vento desagradável
Bicha víbora
Boguengo frutos atrofiados, que não se
desenvolveram
Borra veredas o mesmo que borra-botas
Borra-botas Profissional de fraca qualidade
cujo trabalho é deficiente
Buchada estômago, comer à bruta
Buchar comer a bucha, merendar
Bugalho objecto de forma esférica

Dicionário do falar algarvio - letra A
Dicionário do falar algarvio - letra C
Dicionário do falar algarvio - letras E, F, G
Dicionário do falar algarvio - letras J, L, M, N, O
Dicionário do falar algarvio - letras P, S, T, Z

23 abril 2007

Dicionário do falar algarvio - letra A

Aberruntar      prever, sentir
A-brado a distância a que se pode ouvir um brado:
perto
Abuscar buscar
Acéfa ceifa
Acefare ceifar
Acraditar acreditar
Ademorar demorar
Aldeaga aldrabão, troca-tintas
Alguér pia da lagareta onde assentam os capachos
contendo a azeitona moída
Almano álamo
Alvoredo arvoredo
Amigado que vive maritalmente
Andémos andamos
Arrana
Arregoado diz-se do figo quando fica aberto devido
ao excesso de calor
Arreigota raiz de esteva usada para lume
Aventar jogar fora

Dicionário do falar algarvio - letra B
Dicionário do falar algarvio - letra C
Dicionário do falar algarvio - letras E, F, G
Dicionário do falar algarvio - letras J, L, M, N, O
Dicionário do falar algarvio - letras P, S, T, Z

20 abril 2007

Proteína do sangue combate vírus da Sida

A solução para o controlo do vírus HIV pode estar no sangue dos próprios infectados. A descoberta baseia-se numa proteína que, ao unir-se ao agente infeccioso, impede que se propague aos linfócitos.
A longo prazo, poderá ser desenvolvido um tratamento ou um fármaco que estimule a produção do péptido, que, tratando-se de uma proteína humana, tem a vantagem de praticamente não se verificarem os efeitos secundários agressivos que se registam com os anti virais administrados na actualidade.
Por outro lado, como o péptido actua, bloqueando o vírus e impedindo que este afecte os glóbulos brancos, abre-se uma nova linha terapêutica, que serviria para tratar os casos em que o HIV se tornou resistente aos medicamentos existentes.
Quase desde o início da epidemia que os especialistas tentam compreender o que leva às diferenças de actuação do vírus consoante os organismos. Nalgumas pessoas, bastam poucos meses para que o HIV ataque o sistema imunitário, outras passam uma vida sendo seropositivas, mas sem contraírem Sida. A identificação da proteína pode vir a explicar esta situação. [fonte: diario digital]

17 abril 2007

PARTICIPE NO CORAÇÃO HUMANO

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) vai levar a cabo um grande evento que necessita da colaboração de todos os algarvios e que culminará na formação de um coração humano no relvado do Estádio Algarve, no dia 22 de Abril.
O evento «MMS, coração Muito Mais Saudável» marcará o início do XXVIII Congresso Português de Cardiologia, este ano subordinado ao tema «A Cardiologia e os portugueses», que decorrerá em Vilamoura, de 22 a 25 de Abril, e será realizado a par das actividades a ser levadas a cabo durante o mês de Abril, com a realização de rastreios e divulgação de bons hábitos de saúde.
Neste âmbito, para o dia 22 de Abril está prevista a realização de uma manhã de desporto e movimento no Parque das Cidades que terminará com a formação de um coração humano, Muito Mais Saudável, no relvado do Estádio Algarve.
Venha até ao Parque das Cidades no dia 22 de Abril e participe num Coração Muito Mais Saudável.

16 abril 2007

Geólogos revelam segredo da "Capela Sistina dos minerais"

É a maior descoberta geológica do mundo subterrâneo nos últimos tempos. O mistério das monumentais formações de minerais na Cueva de los Cristales, no México, foi explicado pelos geólogos, sete anos após a sua descoberta. [notícia completa]


12 abril 2007

IX FARTUNA - Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro

O Fartuna é o Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro que conta com a presença de algumas das melhores tunas nacionais. Pelo nono ano consecutivo, a Versus Tuna da Universidade do Algarve organiza um evento que ano após ano se tem vindo a afirmar como sendo um espectáculo de referência na região algarvia e um evento já com uma substancial importância na tradição académica da Universidade do Algarve. Desta feita serão apresentadas quatro tunas que irão competir pelos 10 prémios a concurso onde o convívio e a troca de culturas e tradições estarão bem presentes. É um espectáculo que abrange diversas faixas etárias, agradando tanto aos mais novos como aos mais velhos, não sendo, por isso, dirigido somente à população estudantil mas sim a toda a população algarvia.

09 abril 2007

Ciclo Beethoven

Em 2007, comemoram-se os 180 anos da morte de Ludwig van Beethoven. A apresentação de um Ciclo Beethoven, por iniciativa conjunta do Teatro das Figuras e da Orquestra do Algarve, com algumas das obras mais importantes do compositor, vem demonstrar que a música do compositor de Bona está mais viva que nunca. Este ciclo monográfico, que conta com a participação de alguns dos mais reputados pianistas portugueses da actualidade, será uma oportunidade de, pela primeira vez no Algarve, poder ser ouvido o ciclo completo dos concertos para piano e o concerto para violino e orquestra.

Programação:

Dia 13 Abril
Concerto para piano nº2
Sinfonia nº 2
Solista: Artur Pizarro
Maestro Cesário Costa

02 abril 2007

Certificação Energética de Edifícios

A curto prazo, os cidadãos nacionais terão direito à informação sobre o desempenho energético e qualidade térmica dos edifícios, enquanto compradores, arrendatários ou simples utentes, através dum sistema de certificação a ser implementado e gerido pela ADENE - Agência para a Energia. Através deste sistema, os edifícios serão classificados ao nível dos consumos energéticos, por peritos qualificados nesta área, um pouco à semelhança do que já acontece com os electrodomésticos.
O seminário de apresentação deste sistema, com a participação do Director-Geral da ADENE, decorrerá no auditório do novo “Portimão Arena”, no próximo dia 12 de Abril, pelas 17.00 horas, na sétima edição da feira «Algarve Construção».
Esta iniciativa inclui também a primeira apresentação, na região, do novo programa «Energia Inteligente - Europa», destinado a apoiar a eficiência energética, as energias renováveis e a diversificação energética.
O Euro Info Centre/CCDR Algarve e a ADENE estarão presentes na zona de expositores institucionais da feira, com informações complementares sobre as suas actividades e projectos.
[fonte: Euro info Centre]