02 abril 2007

Certificação Energética de Edifícios

A curto prazo, os cidadãos nacionais terão direito à informação sobre o desempenho energético e qualidade térmica dos edifícios, enquanto compradores, arrendatários ou simples utentes, através dum sistema de certificação a ser implementado e gerido pela ADENE - Agência para a Energia. Através deste sistema, os edifícios serão classificados ao nível dos consumos energéticos, por peritos qualificados nesta área, um pouco à semelhança do que já acontece com os electrodomésticos.
O seminário de apresentação deste sistema, com a participação do Director-Geral da ADENE, decorrerá no auditório do novo “Portimão Arena”, no próximo dia 12 de Abril, pelas 17.00 horas, na sétima edição da feira «Algarve Construção».
Esta iniciativa inclui também a primeira apresentação, na região, do novo programa «Energia Inteligente - Europa», destinado a apoiar a eficiência energética, as energias renováveis e a diversificação energética.
O Euro Info Centre/CCDR Algarve e a ADENE estarão presentes na zona de expositores institucionais da feira, com informações complementares sobre as suas actividades e projectos.
[fonte: Euro info Centre]