30 abril 2007

Feira de Maio do Azinhal

Numa iniciativa da Casa do Povo do Azinhal decorre nos dias 4, 5 e 6 de Maio, a tradicional Feira de Maio englobando um vasto e diversificado programa de actividades religiosas e de animação desportiva e socio-cultural. De salientar a realização da Procissão em Honra de Stª Bárbara, as actuações de vários Grupos de Folclore e uma Noite de Fados com produção e apresentação de Carlos Escolbar da Rádio Clube de Alcoutim.
Também a Feira de Artesanato merece destaque, o­nde será possível assistir ao vivo à execução de trabalhos minuciosos como a renda de bilros e bordados, cestaria, empreita ou tecelagem.
Esta iniciativa, que conta com o apoio oficial da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, constitui uma excelente oportunidade para conhecer as artes tradicionais que tão bem caracterizam o concelho de Castro Marim assim como algumas iguarias da região.



Considerada a terceira maior Freguesia do Concelho, ocupa uma superfície de 68,7 km2, que correspondem a 22,9 % da área total do mesmo.
Em 1991 residiam na Freguesia 762 habitantes (representavam 11,2% da população Residente no Concelho) e em 2001 estes passaram a ser 692 (passando a representar 10,5% dos efectivos residentes no Concelho), registando assim, um decréscimo populacional de 9,2% na última década.
Os jovens em 2001 eram 64 (representavam 7,7% dos jovens do Concelho), os activos 356 ( concentrava 8,8 dos activos do Concelho) e os Idosos 272 (representavam 15,7% dos idosos do Concelho). Nesta Freguesia residem também 10,1 habitantes por Km2, o que indica um tipo de povoamento disperso.
Assiste-se também nesta Freguesia, com características rurais, ao envelhecimento da população, o Índice de envelhecimento muito elevado 425, indica que, em 2001 por cada 100 jovens haviam, em média, na Freguesia cerca de 425 idosos. Esta Freguesia contribui fortemente para o envelhecimento demográfico do Concelho de Castro Marim.