31 maio 2007

Dia Mundial do não Fumador

Actualmente, há cerca de 1,3 biliões de fumadores em todo o mundo, e todos os anos morrem quase 5 milhões de pessoas devido ao tabaco. Estima−se que metade dos fumadores vão morrer por doenças derivadas do consumo do tabaco.
O Banco Mundial prevê que em 2030 o hábito de fumar mate um em cada seis adultos por ano. Quase 70% dessas mortes irão ocorrer nos países desenvolvidos, o que coloca sérias preocupações à União Europeia e torna o tabaco num dos seus maiores problemas de saúde. Não é possível ignorar que é a segunda maior causa de morte e prevê−se que se torne mesmo na principal causa de morte em todo o mundo.
Governos e legisladores têm, assim, o dever de tentar prevenir estas mortes. Mas também a sociedade tem de se envolver no problema do consumo do tabaco, que é comum a todos, tendo os profissionais da saúde um papel proeminente a desempenhar nesta matéria.

27 maio 2007

SPORTING, Campeão!

20 maio 2007

Maravilhas do Mundo, Fiesa 2007

Subordinado ao tema Maravilhas do Mundo, realiza-se mais uma edição do Festival Internacional de escultura na areia - Fiesa 2007, integrando, no maior evento mundial de escultura na areia, o passado e o presente.
Vão estar presentes maravilhas do mundo antigo, do mundo moderno, da ciência, das artes, de Portugal, que contempla quinze dos monumentos classificados no concurso internacional para nomear as novas sete maravilhas do mundo.
Serão esculpidas cerca de 35 toneladas de areia e os pontos mais altos irão atingir cerca de 17 metros de altura, com as Pirâmides de Gizé, o Farol de Alexandria, a Torre Eiffel e Taipe 101, o edifício mais alto do mundo.
O FIESA abre ao público no dia 7 de Junho e são esperados cerca de 170 mil visitantes durante os quatro meses da exposição, que encerra a 7 de Outubro.

17 maio 2007

Dicionário do falar algarvio - letra C

Cagaloso/a       pessoa sensível, medrosa
Caimonêta camioneta
Caramujo fruto que não desenvolveu, mirrado
Carcachada gargalhada, risada
Cascurraço soco, murro, sopapo
Catalão figura imaginária para amedrontar as
crianças,dando ideia de vagabundo,
andrajoso, mal-vestido
Caxa caixa
Chambarca mulher gorda e com pouca apresentação
cujo trabalho é deficiente
Chameceira pessoa que descura a higiene e o aspecto
exterior
Charazes matos cerrados
Charouco vento desagradável (talvez Sirouco), vento
que sopra do norte de África
Colindra cobra de água
Consolança consolação
Corcha cortiça (termo espanhol)
Corcho cortiço
Custia tosquia

Dicionário do falar algarvio - letra A
Dicionário do falar algarvio - letra B
Dicionário do falar algarvio - letras E, F, G
Dicionário do falar algarvio - letras J, L, M, N, O
Dicionário do falar algarvio - letras P, S, T, Z

16 maio 2007

Festival Islâmico

O 4.º Festival Islâmico de Mértola regressa à vila Museu de 17 a 20 de Maio. A Câmara Municipal, entidade organizadora do evento, irá promover um conjunto de iniciativas de modo a valorizar a herança islâmica de Mértola e dar a conhecer o que se passa do outro lado do Mediterrâneo.
O artesanato, a gastronomia, o teatro, a música, os colóquios e as exposições são os principais ingredientes do Festival que transforma as ruas do Centro Histórico de Mértola numa Medina islâmica, onde as cores fortes dos panos que protegem do sol quente se misturam com os cheiros intensos das especiarias. As ruas em redor da antiga Mesquita de Mértola enchem-se de comerciantes e artesãos, fazendo do souk o centro de todas as actividades do Festival.
[ler notícia completa]

14 maio 2007

Ondas de Calor

O Plano de Contingência para Ondas de Calor vai ser activado terça-feira e assim permanecerá até 30 de Setembro.
Durante o período em que o plano estiver activo, os portugueses deverão ser informados das medidas mais adequadas para minimizar os efeitos das altas temperaturas.
Este plano pressupõe três níveis crescentes de alerta: o primeiro nível (verde) corresponde a temperaturas normais para a época do ano, às quais está definida a manutenção das medidas gerais.
O nível dois (amarelo) refere-se a "temperaturas elevadas que podem provocar efeitos na saúde".
Neste nível, será divulgada informação à população, às entidades competentes de saúde e a outros sectores institucionais e reforçada a capacidade de resposta das unidades prestadoras de cuidados de saúde.
O alerta vermelho (nível três) é o mais grave e será activado quando se registarem temperaturas muito elevadas que "podem trazer graves problemas para a saúde".
Nesta fase, além da divulgação da informação, as autoridades procederão ao transporte para os locais de abrigo, ao acompanhamento de grupos mais vulneráveis - idosos institucionalizados, crianças e pessoas a viverem isoladas - e assegurarão a capacidade de resposta das unidades prestadoras de cuidados de saúde.
De acordo com o plano, museus, cinemas, centros comunitários, bibliotecas e centros comerciais servirão de abrigo contra as temperaturas muito elevadas.
A localização destes abrigos deve ser transmitida à população e aos profissionais de saúde.
Uma das novidades do plano este ano é a monitorização do eventual aumento de procura das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), associado ao aumento das temperaturas.
[fonte: Observatório do Algarve]

11 maio 2007

Dançar pela Vida

Promovido pelo Lions Clube de Faro, esta noite às 21:30, a Companhia de Dança do Algarve, dirigida pelo russo Evgueni Beliaev, protagoniza um espectáculo de beneficência «Dançar pela Vida», no Teatro Municipal de Faro.
As receitas revertem para a Associação Apatris 21, que se dedica a inserir na sociedade crianças com síndrome de Down ou Trissomia 21.

08 maio 2007

Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Comemora-se no dia 8 de Maio o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Ano após ano, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho mobiliza a sua rede de mais de 90 milhões de voluntários para prestar apoio e assistência vitais a mais de 275 milhões de pessoas em todo o mundo.
Estes heróis humanitários, que por vezes arriscam a sua própria vida e, em muitos casos, fazem consideráveis sacrifícios pessoais para ajudar os outros, merecem o reconhecimento e agradecimento da comunidade internacional pela sua dedicação e esforço incessantes.
O Movimento, dentro de sua missão, é guiado pelos Princípios Fundamentais: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.
A missão do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente vermelho é:
* Prevenir e amenizar o sofrimento humano em todas as circunstâncias.
* Proteger a vida e a saúde e fazer respeitar a pessoa humana, em particular em tempos de conflito armado e em outras situações de urgência.
* Trabalhar na prevenção de doenças e na promoção da saúde e do bem-estar social.
* Encorajar a ajuda voluntária e a disponibilidade dos membros do Movimento, além do sentimento universal de solidariedade com todos os que têm necessidade desta protecção e assistência.

02 maio 2007

'Regiões, Sim' vai inaugurar sede em Faro

Os 100 membros fundadores do movimento 'Regiões, Sim!' mandataram a comissão instaladora para, em quatro meses, prazo do seu mandato, “promover a eleição dos órgãos sociais do Movimento e a sua instalação e apetrechamento logístico”.
A sede operacional do Algarve, será inaugurada brevemente na Rua Cidade de Bolama, Urbanização Poente Hospital Distrital de Faro.


O movimento cívico “Regiões, Sim!”, apresentado em 26Abril, foi constituído por exactamente 100 fundadores, pessoas de todo o país e das mais variadas áreas políticas, estatutos sociais e profissionais. Entre os fundadores estão José Mendes Bota, presidente da comissão instaladora, e Agostinho Abade, Carlos Brito, José Carreira Marques, Manuel Porto, Paulo Barros Vale e Paulo Neves, vice-presidentes da mesma.
O passo seguinte vai já começar a ser dado e prevê a recolha de 75 mil assinaturas para que a possível realização do referendo à regionalização seja votada na Assembleia da República.
Os fundadores acreditam que estão “reunidas presentemente todas as condições de maioria político-parlamentar basicamente favorável à regionalização, bem como um ambiente político no eleitorado, substancialmente mais propício”. Afirmando não ser “contra a direcção de nenhum partido”, o movimento acredita que Portugal deve seguir as “boas práticas” seguidas na “Europa das Regiões” e não persistir no “orgulhosamente sós”: “não há nenhum país da Europa que não tenha este nível intermédio de administração”, afirmou Mendes Bota.
No manifesto divulgado ontem, o “Regiões, Sim!” afirma não se conformar “com um país regionalmente mais desequilibrado do que nunca” e considera que “urge contrariar o processo de desertificação acelerada que já afecta 80 por cento do território” nacional”.
fonte: Diário as Beiras