14 maio 2007

Ondas de Calor

O Plano de Contingência para Ondas de Calor vai ser activado terça-feira e assim permanecerá até 30 de Setembro.
Durante o período em que o plano estiver activo, os portugueses deverão ser informados das medidas mais adequadas para minimizar os efeitos das altas temperaturas.
Este plano pressupõe três níveis crescentes de alerta: o primeiro nível (verde) corresponde a temperaturas normais para a época do ano, às quais está definida a manutenção das medidas gerais.
O nível dois (amarelo) refere-se a "temperaturas elevadas que podem provocar efeitos na saúde".
Neste nível, será divulgada informação à população, às entidades competentes de saúde e a outros sectores institucionais e reforçada a capacidade de resposta das unidades prestadoras de cuidados de saúde.
O alerta vermelho (nível três) é o mais grave e será activado quando se registarem temperaturas muito elevadas que "podem trazer graves problemas para a saúde".
Nesta fase, além da divulgação da informação, as autoridades procederão ao transporte para os locais de abrigo, ao acompanhamento de grupos mais vulneráveis - idosos institucionalizados, crianças e pessoas a viverem isoladas - e assegurarão a capacidade de resposta das unidades prestadoras de cuidados de saúde.
De acordo com o plano, museus, cinemas, centros comunitários, bibliotecas e centros comerciais servirão de abrigo contra as temperaturas muito elevadas.
A localização destes abrigos deve ser transmitida à população e aos profissionais de saúde.
Uma das novidades do plano este ano é a monitorização do eventual aumento de procura das ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), associado ao aumento das temperaturas.
[fonte: Observatório do Algarve]