19 julho 2007

Perigo de Furacões no Mediterrâneo

Se a temperatura média da superfície da terra subir mais de três graus, devido às emissões de gases de efeito de estufa, o Mediterrâneo poderá ser cenário de um fenómeno insólito na zona: furacões!
O aquecimento da superfície do mar e a instabilidade atmosférica associadas à mudança climática favoreceriam as condições necessárias para a formação e desenvolvimento de ciclones tropicais, é o resultado da investigação realizada por cientistas espanhóis com modelos climáticos do projecto europeu Prudence, para finais do século.
O aquecimento da superfície do mar Mediterrâneo acima dos 26 graus de média constante no verão provocaria a evaporação suficiente para que, "em determinadas condições atmosféricas, se formassem furacões", explicam.
A temperatura actual da água é superior aos 24 graus, ainda que possa ser sensivelmente mais alta ocasionalmente.
A simulação do clima futuro em que os cientistas detectaram claramente a formação destas tempestades, conta com um aquecimento global importante, de três graus centígrados ou mais no último terço de século, por cima da média actual do planeta.
Trata-se portanto de um cenário, de importantes emissões de gases de efeito de estufa, que supera o que a União Europeia defende como fronteira, de dois graus de aquecimento, além da qual a mudança do clima seria desastrosa.

[fonte: el pais]