30 agosto 2007

Software inteligente

Investigadores de Coimbra criam software inteligente para prevenir falhas

Cientistas da Universidade de Coimbra estão a criar um software inteligente para prever e remediar falhas inesperadas nas aplicações críticas da Internet em sistemas que têm de estar em funcionamento ininterrupto - foi esta semana anunciado.
Já experimentado com sucesso em várias aplicações web em laboratório, o sistema representa "uma revolução positiva na indústria do software", na qual se prevê venha a ter "um forte impacto".
"No dia em que os computadores conseguirem prever que vão falhar e tiverem a capacidade de efectuar medidas preventivas, evitando essas mesmas falhas, será um passo de gigante para a economia. Para se ter uma ideia, um site Web de uma corretora que esteja em "downtime" durante uma hora pode representar um prejuízo de 6 milhões de dólares", sustenta, o coordenador da investigação, Luís Moura e Silva, professor doutorado do Centro de Informática e Sistemas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
[ler notícia completa]

24 agosto 2007

Guerrilheiros em Santa Rita

17 agosto 2007

FolkFaro

Programa

16 agosto 2007

TrES-4, é o maior planeta do sistema solar

Este planeta descoberto por uma equipe de astrónomos internacionais, é cerca de 70% maior que o gigante gasoso Júpiter.
O planeta, tal como Júpiter, trata-se de um gigante gasoso, mas com uma massa muito menor, que orbita uma estrela na Constelação de Hércules, a 1400 anos-luz da Terra, está a 7 milhões de quilómetros da sua estrela, registando, por isso, temperaturas elevadíssimas, na ordem dos 1.260ºC.
Um ano deste planeta (rotação em volta da estrela) cumpre-se a cada 3,55 dias.

14 agosto 2007

Rua típica de Faro

10 agosto 2007

Feira do Livro de Faro

AINDA PODE COMPRAR MAIS BARATO ATÉ DOMINGO DAS 19:00 ÁS 24:00

08 agosto 2007

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Comemora-se a 9 de Agosto o dia internacional das populações indígenas. É um passo importante para o reconhecimento das tradições e costumes de povos indígenas de todo o mundo. É também uma forma de dar voz aos indígenas, principalmente no que concerne os direitos humanos.
Um dos passos importantes é fortalecer a cooperação para a solução dos problemas de violação dos direitos humanos, meio ambiente, educação e saúde.

Neste post lembro a situação em Darfur. Mais da metade da população desta região do Sudão depende de mantimentos e medicamentos, da ajuda humanitária que com dificuldades chega aos lugarejos por causa dos constantes ataques. Além disso, poucos são os recursos dos países doadores para a crise no maior país africano.
Nos primeiros meses de 2007, mais de 80 mil pessoas fugiram por causa da violência. No total, cerca de dois milhões de pessoas, ou seja, uma em cada três de uma população de seis milhões, tornou-se refugiada.