24 outubro 2007

Zonas de Intervenção Florestal

Um quarto da área florestal do Algarve ficará coberto, a curto prazo, por Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), anunciou, em Faro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves.
De acordo com o governante, que falava na cerimónia de abertura da Semana da Floresta do Algarve, que se assinala durante esta semana, na região algarvia – que é um “exemplo” na prevenção de incêndios e defesa florestal – já está constituída uma ZIF e mais 15 estão em fase de preparação.
Estas zonas são áreas territoriais contínuas e delimitadas constituídas maioritariamente por espaços florestais, submetidas a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta, que visam a valorização do património florestal e a minimização de riscos ligados aos incêndios florestais.
A única ZIF que já está a funcionar em pleno, no Algarve, situa-se na zona de Barranco-do-Velho. Uma aguarda despacho em Diário da República, cinco estão em fase de consulta pública e outras nove em consulta prévia.
“Isto significa que, em breve, as 16 ZIF vão cobrir uma área de 100 mil hectares, cerca de 25% da área florestal algarvia”, anunciou Rui Nobre Gonçalves. [Ler a notícia completa aqui.]