12 novembro 2007

Brinquedo popular contém "droga da violação"

As peças do brinquedo, de fabrico chinês, contêm um químico que, quando engolido, se transforma na substância GHB, também conhecida como "droga da violação". Várias crianças deram entrada nos hospitais em estado de coma.

As autoridades norte-americanas retiraram do mercado 4,2 milhões de brinquedos "Aqua Dots", cuja ingestão causou vómitos e posterior estado de coma a pelo menos duas crianças, noticia a CNN.

As peças do brinquedo estão revestidas por uma substância química que após ser metabolizada se converte em GHB, a chamada "droga da violação".

Em pequenas doses o GHB causa euforia, mas a ingestão de grande quantidades pode causar comatose, ataques, perda de rigidez muscular e amnésia - daí a sua utilização em violações-, explicou à CNN o Dr. Sanjay Gupta, correspondente médico da cadeia norte-americana.

Este é o segundo país onde o produto é recolhido, já que na Austrália, onde se chama "Bindeez", foi retirado do mercado pela distribuidora Moose, depois do internamento de três crianças que engoliram as peças.
fonte: ciberia