05 agosto 2008

Desenvolvido método para universalizar uso do hidrogénio

... alternativa aos combustíveis caríssimos!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid desenvolveu um método que permitiria universalizar o uso do hidrogénio como energia alternativa. O trabalho foi publicado na famosa revista "Science".
Foi realizado um novo tipo de material com medidas nano métricas que poderia ser utilizado em pilhas de combustível para gerar energia eléctrica a partir da combustão do hidrogénio à temperatura ambiente.
Actualmente, a geração de electricidade mediante às pilhas de combustível requer temperaturas de até 800 graus centígrados, o que é um obstáculo para a universalização dessa energia limpa.
As pilhas de combustível funcionam de forma similar às baterias, mas além de armazenar energia, também a fabricam, através da combustão do hidrogénio, que tem como produto final apenas água.
Os resultados do trabalho dos cientistas espanhóis podem permitir a universalização das pilhas de combustível como fonte de energia verde, limpa, algo que era um grande desafio para os especialistas na Ciência de Materiais.