06 outubro 2008

Stress elevado duplica risco de diabetes

De acordo com um estudo sueco, os homens sujeitos a altos níveis de stress correm o dobro do risco de desenvolverem diabetes de tipo 2.

O estudo, realizado no Intituto Karolinka e publicado na revista científica Diabetic Medicine, analisou 2,127 homens nascidos entre 1938 e 1957 durante dez anos, noticia o "Globo.com".

Os participantes começaram por ser analisados relativamente aos sintomas do stress como a fadiga, depressão, insónia e apatia, e apresentavam níveis normais de glicose.

Dez anos depois, foram realizados novos exames aos níveis de glicose e de stress. Os resultados mostraram que aqueles que revelaram maiores níveis de stress corriam um risco 2,2 vezes superior de desenvolveram diabetes de tipo 2 do que os que apresentavam stress baixo.

A relação entre o stress e o risco de diabetes manteve-se mesmo quando observados outros factores como a idade, massa corporal, histórico familiar de diabetes e outras variantes.

No final do estudo, foi diagnosticada diabetes a 103 dos participantes.

Os investigadores acreditam que esta relação pode resultar dos efeitos do stress na capacidade do cérebro em regular as hormonas. Outra causa possível é a influência negativa que a depressão exerce na dieta e na actividade física das pessoas.

O estudo também analisou 3 mil mulheres, mas não foi identificado um aumento do risco de diabetes entre as que tinham níveis elevados de stress. (in CIBERIA)