09 dezembro 2008

Completa 60 anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Há 60 anos, no dia 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptava em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos, texto fundador que rege o direito internacional desde a Segunda Guerra Mundial, embora os seus ideais continuem distantes e, muitas vezes, questionados.

Inspirada na declaração francesa dos direitos humanos e do cidadão, de 1789, e na declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem na sua origem o trauma provocado pela Segunda Guerra Mundial e pelo genocídio nazi.

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito", proclama o primeiro artigo da Declaração, que em trinta pontos enumera os direitos humanos, civis, económicos, sociais e culturais "inalienáveis" e "indivisíveis".

O texto foi adoptado pelos então 58 Estados membros da Assembleia Geral da ONU, com excepção da União Soviética, dos países do Leste europeu, da Arábia Saudita e da África do Sul, que se abstiveram.

04 novembro 2008

Cientistas: tomate roxo previne o cancro!

O tomate, concebido em laboratório, possui o mesmo antioxidante encontrado nas amoras, que previne o desenvolvimento de células cancerígenas.
«Este é o primeiro organismo geneticamente modificado com um elemento que realmente oferece um benefício potencial a todos os consumidores», disse Cathie Martin, citada pela BBC.
A especialista integra o grupo de cientistas do John Innes Centre, em Norwich, Inglaterra, que desenvolveu o fruto.
O tomate deve a sua cor roxa aos genes da planta boca-de-dragão, rica em antocianina, um pigmento natural presente nas amoras.
Os investigadores testaram o alimento em ratos criados para serem suscetíveis ao cancro e concluíram que os animais viveram mais tempo, em relação aos que comeram tomates vermelhos.
O próximo passo será, agora, testar o fruto em humanos, para concluir se é eficaz na prevenção da doença.
A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Biotechnology.
[fonte: ciberia]

10 outubro 2008

CARMA, MOÇO!

Conto de Ismael Cirilo, mais conhecido por Soié, um jovem blogueiro de quase 85 anos de Nova Era - Minas Gerais, Brasil. Publicado no seu Blog ONTEM & HOJE.

Domingo à tarde, lá ia Seu Ponciano, fazendeiro das bandas de Valadares, dono de um dos maiores e melhores alambiques da região.
Lá ia ele com seu caminhãozinho 1951, bem estragado, quase sem freio, levando sua cachaça para as vendas do arraial.
Saiu da estradinha de sua fazenda, entrou na BR-116 sem poder parar, justamente quando passava uma BMW-2007.
Seu Ponciano bate de cheio na traseira daquela maravilha.
O paulista, doutor Evandro, dono da BMW, sai que é uma fera pra cima do Seu Ponciano.
- Carma moço, muita carma, fica brabo à toa, não, Sô! Já, já vamo arresorvê tudim, tudim...
- Resolve nada seu *&¨%$#!)(*+#$%, esta coisa aí não paga nem os pneus da minha máquina!!!
- Carma... já dissi qui a gente resorve tudim, tudim! Sô dono de alambique ali nos arredores de Valadares, Sô! Aqui, Sô Dotô, toma uma aqui da minha fazenda... é da boa... toma qui o sinhô vai si acarmá...
O Dr. Evandro acaba aceitando e toma uma.
Gosta.
- Acarmô?
- Acalmei nada!!!
- Intão bebe ôtra qui vai carmá... Teim aqui tomém um tira-gosto qui a patroa aperparô, uma paçoca de carne socada no pilão.
E assim foi.
Depois de uma meia dúzia de doses, o Ponciano torna a perguntar:
- Agora, Dotô, já carmô?
- Sim, agora sim! Vamos resolver esta questão!
- Isso! Dotô! Intão agora nóis vamu sentá aqui i chamá a puliça pra fazê o tar di bafômetro i vê quem tá errado!

08 outubro 2008

Álbum de Família

06 outubro 2008

Stress elevado duplica risco de diabetes

De acordo com um estudo sueco, os homens sujeitos a altos níveis de stress correm o dobro do risco de desenvolverem diabetes de tipo 2.

O estudo, realizado no Intituto Karolinka e publicado na revista científica Diabetic Medicine, analisou 2,127 homens nascidos entre 1938 e 1957 durante dez anos, noticia o "Globo.com".

Os participantes começaram por ser analisados relativamente aos sintomas do stress como a fadiga, depressão, insónia e apatia, e apresentavam níveis normais de glicose.

Dez anos depois, foram realizados novos exames aos níveis de glicose e de stress. Os resultados mostraram que aqueles que revelaram maiores níveis de stress corriam um risco 2,2 vezes superior de desenvolveram diabetes de tipo 2 do que os que apresentavam stress baixo.

A relação entre o stress e o risco de diabetes manteve-se mesmo quando observados outros factores como a idade, massa corporal, histórico familiar de diabetes e outras variantes.

No final do estudo, foi diagnosticada diabetes a 103 dos participantes.

Os investigadores acreditam que esta relação pode resultar dos efeitos do stress na capacidade do cérebro em regular as hormonas. Outra causa possível é a influência negativa que a depressão exerce na dieta e na actividade física das pessoas.

O estudo também analisou 3 mil mulheres, mas não foi identificado um aumento do risco de diabetes entre as que tinham níveis elevados de stress. (in CIBERIA)

30 setembro 2008

Faro em 1976

12 agosto 2008

Feira de S. Mateus

A Feira de S. Mateus, uma das feiras mais antigas do país (1392), está de regresso de 14 de Agosto a 21 de Setembro e oferece aos visitantes durante seis semanas uma panóplia de exposições, provas desportivas e espectáculos que vão do folclore, ao rock e à música popular.
Além dos feirantes e expositores, nomes como Marco Paulo, Xutos e Pontapés, Canta Brasil, Roberto Leal, Ala dos Namorados, Camané e Quim Barreiros vão animar as noites da feira até dia 21 de Setembro.
270 expositores e feirantes, passando pelas barraquinhas de artesanato ou, se preferir, visitar os pavilhões de exposições, dedicados aos mais diversos artigos para a casa.
Nos 40 dias da feira haverá também várias actividades ligadas ao desporto, nomeadamente ao ciclismo, voos de helicóptero, basquetebol, futsal, voleibol, andebol, ténis, atletismo, futebol, hóquei em patins, xadrez, hipismo, pesca e artes marciais, com a realização de inúmeros torneios.
Programa Oficial aqui

07 agosto 2008

O meu cão

sabe fazer contas, além de gostar de ir ao cinema, mas isso fica para outra altura.
Normalmente, de manhã no meu pequeno-almoço, a minha refeição consiste em flocos de cereais com leite, até aqui nada de mais.
Uma ocasião, agarro num floco e dou ao animal, o gajo cheirou primeiro, depois comeu e ficou à espera de mais.
A partir daí todos os dias agarro em meia mão-cheia de cereais e dou ao cão.
Hoje, como de costume, estava a preparar-me para lhe dar a dose habitual, e como achei demasiada a quantidade, estava a retirar os flocos maiores, quando o gajo começa a ladrar por cada floco que retirava.
Conclusão: o estupor tinha memorizado a quantidade e estava a protestar porque estava a diminuir-lhe a dose!

05 agosto 2008

Desenvolvido método para universalizar uso do hidrogénio

... alternativa aos combustíveis caríssimos!
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid desenvolveu um método que permitiria universalizar o uso do hidrogénio como energia alternativa. O trabalho foi publicado na famosa revista "Science".
Foi realizado um novo tipo de material com medidas nano métricas que poderia ser utilizado em pilhas de combustível para gerar energia eléctrica a partir da combustão do hidrogénio à temperatura ambiente.
Actualmente, a geração de electricidade mediante às pilhas de combustível requer temperaturas de até 800 graus centígrados, o que é um obstáculo para a universalização dessa energia limpa.
As pilhas de combustível funcionam de forma similar às baterias, mas além de armazenar energia, também a fabricam, através da combustão do hidrogénio, que tem como produto final apenas água.
Os resultados do trabalho dos cientistas espanhóis podem permitir a universalização das pilhas de combustível como fonte de energia verde, limpa, algo que era um grande desafio para os especialistas na Ciência de Materiais.

20 julho 2008

Fui a banhos!!!

16 julho 2008

Escravos do Relógio

Vivemos actualmente tempos alucinantes, em que tudo acontece de forma rápida e vertiginosa, sem termos tempo de assimilar e compreender verdadeiramente aquilo que se passa à nossa volta. Todos nos queixamos, uns mais do que outros, de que os dias não chegam para fazer tudo, de que nos falta sempre tempo para estarmos com quem mais gostamos, etc. etc. etc.

De facto, tudo e todos parecem-nos exigir não calma e ponderação, mas antes eficácia, rapidez e desembaraço. Se não vejamos:
• Todos os dias temos de chegar a horas ao emprego ou à escola;
• Temos de almoçar a determinadas horas;
• Temos de chegar a casa a determinadas horas;
• Temos de passear o cão determinadas horas;
• Temos de chegar ao cinema a determinadas horas;
• Temos de ir às compras a determinadas horas;
• Só nos poderemos divertir a determinadas horas;
Enfim os exemplos são inúmeros, e pior, ficamos sem tempo para nós próprios.

Por isso, hoje somos todos um pouco escravos do relógio, pois é um objecto sem o qual não podemos passar, que está presente em tudo quanto é sítio, que nos indica se estamos ou não atrasados para um determinado compromisso profissional, que nos indica se teremos ou não tempo para estarmos com aquela pessoa que já não víamos há muito tempo ou se ainda poderemos “dar um salto” no ginásio.

Se um extraterrestre nos viesse visitar (e eles estão entre nós, a sério!) talvez nos descrevesse como sendo criaturas irracionais e autênticas “baratas tontas”, que passamos a vida a correr sem sabermos no fundo o que somos, o que queremos, ou para onde vamos.

Muitas vezes julgamos saber tudo, controlar tudo, mas isso não é bem assim. A sociedade está organizada para que não tenhamos tempo para pensar, para reflectir, para desenvolver uma postura crítica face às situações e circunstâncias da nossa vida quotidiana. Talvez isto interesse aos poderosos, aos governantes que assim vão tendo tempo para nos controlar com os seus esquemas e com os seus jogos do faz de conta ou do “faz o que eu digo não faças o que eu faço”.

Em jeito de conclusão e parafraseando o sábio Pitágoras podemos dizer que o homem só será "a medida de todas as coisas", quando deixar de ser escravo do relógio.
Ou como diria um famoso humorista: era um sujeito realmente distraído, na hora de dormir, beijou o relógio, deu corda no gato e enxotou a mulher pela janela.

[testo adaptado sacado da net]

07 julho 2008

Castro Marim em Festa

De 11 a 13 de Julho, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza a 24ª Feira de Artesanato, numa mostra de artes, saberes e sabores tradicionais, podendo ser visitada entre as 19:00 e as 24:00 horas.[ver programa aqui]
O certame, à semelhança de anos anteriores, visa divulgar e apoiar as artes tradicionais e contará com a presença de oitenta e cinco expositores, artesãos do concelho e oriundos dos 4 cantos do país vão executar ao vivo técnicas e memórias passadas de mão em mão.
Aqui, o visitante poderá experimentar e adquirir deliciosos enchidos, queijos e doces e vinhos e levar para casa peças em cestaria, cerâmica, latoaria, pele, vidro, rendas de birlos ou tecelagem.

14 junho 2008

Festa de S. Pedro, Faro

15 maio 2008

Alergias

Há muita gente actualmente, quando as temperaturas estão moderadas para a época, que andam a puxar pelo nariz, não é porque estão constipadas, mas sim porque têm algum tipo de alergia. Os responsáveis por esta situação são os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico.

Esta é uma informação disponibilizada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), obtida através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes, em várias regiões do País.

Prevêem-se em concentrações elevadas no Centro e Sul do País e em concentrações moderadas na região Norte. Em caso de precipitação ocorrerá uma redução dos níveis. O alerta mantém-se particularmente para os doentes com alergia aos pólenes de oliveira e gramíneas.

No Norte do país e região do Porto, os pólenes totais prevêem-se em níveis moderados, com destaque para os pólenes de carvalho, oliveira, gramíneas, parietária e tanchagem, sendo esperadas concentrações baixas para estes pólenes.

No Centro do país e região de Coimbra, os pólenes totais prevêem-se em níveis elevados, com predomínio dos pólenes de oliveira, carvalho, gramíneas e parietária, sendo esperadas concentrações baixas a moderadas para o pólen de oliveira e baixas para os restantes pólenes.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, os pólenes totais encontram-se em níveis elevados, com destaque para os pólenes de oliveira, gramíneas, sobreiro e parietária, sendo esperadas concentrações moderadas a elevadas para os pólenes de oliveira, gramíneas e sobreiro, e baixas a moderadas para o pólen de parietária. Os restantes pólenes manter-se-ão em baixas concentrações.

No Alentejo, os pólenes totais encontram-se em níveis elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, oliveira, sobreiro, tanchagem e azinheira, sendo esperadas concentrações elevadas para os pólenes de gramíneas, oliveira, sobreiro e tanchagem, e baixas a moderadas para o pólen de azinheira. Os restantes pólenes manter-se-ão em baixas concentrações.

No Algarve, os pólenes totais encontram-se em níveis elevados, com destaque para os pólenes de oliveira, gramíneas, quenopódio, tanchagem e sobreiro, sendo esperadas concentrações elevadas para os pólenes de oliveira, gramíneas, quenopódio e tanchagem, e moderadas a elevadas para o pólen de sobreiro. Os restantes pólenes manter-se-ão em baixas concentrações.

01 maio 2008

Évora - Travessa da Caraça

07 abril 2008

Insanidades

O C. Toc disse-me que haviam dois milhões, eu pessoalmente acho que são poucos!
Ainda se os dois milhões fossem os que não eram, eu acreditava. Mesmo assim, penso que há muitos mais.
Faltam escrutinar os não sindicalizados, os patifes, os corruptos, os eleitos para cargos públicos sendo indiciados por diversos crimes, os do apito, os indiciados de pedofilia, os políticos e também a corja de camelos com que nos cruzamos todos os dias, sem ofensa para os animais, sem esquecer os bichos que proliferam na nossa atmosfera empresarial, e ainda os que estão na clandestinidade.
Mas também disse uma grande verdade, o C. Toc, - que é difícil cruzarmo-nos com que um não seja.

27 março 2008

X Fartuna

VERSUS TUNA
Tuna Académica da Universidade do Algarve
Apresenta:


Mudança da Hora

Na madrugada do próximo domingo, dia 30 de Março, termina o horário de Inverno. Os relógios deverão ser adiantados uma hora (às 01:00 serão 02:00), em cumprimento da directiva comunitária que rege a denominada Mudança de Hora e que afecta todos os Estados-membros da UE.

A mudança de hora começou a generalizar-se, embora de forma desigual, a partir de 1974, quando se produziu a primeira crise do petróleo e alguns países decidiram adiantar os seus relógios para poder aproveitar melhor a luz do sol e consumir assim menos electricidade em iluminação.
A Mudança de Hora é aplicada como directiva desde 1981 e tem vindo a ser renovada sucessivamente em cada quatro anos.

05 março 2008

Papas de milho

Decorre em Faro, entre 8 e 16 de Março de 2008, a 5.ª Semana Gastronómica “Xarém em Março”, em que participam vários restaurantes do concelho de Faro.
A organização é da Câmara Municipal de Faro, Ambifaro e Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), com a participação de 30 restaurantes, que irão servir os melhores pratos de xarém, as tradicionais “papas de milho” do Algarve.
Com este certame, o Município de Faro pretende promover a gastronomia regional e os estabelecimentos de restauração do concelho, e fazer com que os visitantes procurem os pratos que fazem também parte do património cultural da região.

Fica 2008

ver cartaz

Realiza-se de 10 a 18 de Maio de 2008, em Portimão o 36º Festival Internacional de Cinema do Algarve.
Sendo o mais antigo festival de cinema que se realiza em Portugal, dirige desde há muito tempo, a sua acção para a promoção e divulgação de filmes de curta-metragem, com uma duração máxima de 30 minutos.

05 fevereiro 2008

OS PORTUGUESES ESTÃO A CRESCER

Em menos de um século os homens portugueses cresceram 8,93 centímetros, pois a sua altura está a aumentar à razão de um centímetro a cada 10 anos, defende a antropóloga Cristina Padez.
Para esta antropóloga da Universidade de Coimbra «vamos continuar a aumentar cerca de um centímetro por década, pelo menos enquanto continuarem a melhorar as condições ambientais».
O crescimento do género masculino depende de factores como a alimentação, o grau de instrução e os cuidados de saúde.
Apesar de a tendência ser para o crescimento, os portugueses permanecem os mais baixos da Europa, com uma altura média 1,72 metros.

A antropóloga estudou a evolução dos homens portugueses com base em dados do recrutamentos militar e concluiu que «os distritos mais desenvolvidos têm as pessoas mais altas».
É por esta razão que os portugueses mais altos se encontram em Lisboa e medem mais 2,29 centímetros do que os mais baixos, os da Madeira.
De acordo com dados de há oito anos atrás os portugueses mais altos eram os dos distritos de Lisboa e Braga, com uma média respectiva de 172,79 centímetros e 172,67 centímetros.
A Madeira (170,67) e Castelo Branco, Coimbra e Leiria (171,31) ocupavam então as últimas posições da lista.
fonte: ciberia

30 janeiro 2008

Cada cabeça, cada sentença

Um homem muito velho vivia no monte tinha na sua companhia um neto.
Um dia o velho resolveu descer ao povoado com o neto fazendo-se acompanhar do burro. Caminhavam a pé, em fila, o velho à frente seguido do burro e atrás o neto. Ao passarem por uma aldeia foram criticados pelos que observavam a sua passagem:
- Olhem aqueles palermas, ali com um burro e vão a pé.
O velho disse ao neto que montasse no burro e este assim fez. Um pouco mais adiante passaram por outras pessoas que logo criticaram:
- O garoto que é forte e com boas pernas montado no burro e o velho, coitado, é que vai a pé.
Então o velho mandou apear o neto e montou ele no burro. Andaram um pouco mais até que encontraram novo grupo de pessoas e mais uma vez foram censurados:
- Olhem para isto. A pobre criança a pé e ele repimpado no burro.
Ordenou então o velho ao neto:
- Sobe rapaz, seguimos os dois montados no burro.
O rapaz obedeceu de imediato e continuaram a viagem mas um pouco mais adiante um grupo de pessoas enfrentou-os com indignação:
- Apeiem-se homens cruéis, querem matar o burrinho?
Descendo do burro, disse o velho ao rapaz:
- Desce, continuamos a viagem como começamos. Está visto que não podemos calar a boca ao mundo.

23 janeiro 2008

TEMPO

Imagine que tem uma conta corrente e que, a cada manhã, acorda com um saldo de € 86.400,00.
Não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o saldo é zerado, mesmo que não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.
O que é que faz? Você irá gastar cada cêntimo, é claro!
Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando: o banco do TEMPO!
No começo de cada dia, cada pessoa recebe um crédito de 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado, como perda. Lembre-se: todo o dia é tudo novo, de novo. Pela manhã, a sua conta começa de novo, com crédito... À noite, as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar, vivendo no presente, o seu depósito diário.
Invista, então, no que for melhor: na saúde, felicidade, no sucesso, no amor, no aconchego da casa, no projecto da sua vida!
Você escolhe. O relógio não pára... O TEMPO está no seu curso normal.
E o pêndulo do relógio não "vai-e-volta"; ele "vai-e-vai".
Portanto, faça o melhor pelo seu dia-a-dia. Seja FELIZ!
Anónimo (shvoong)

04 janeiro 2008

OLHÃO - 200 Anos

Em 2008, Olhão comemora 200 anos sobre o ano singular de 1808, ano em que Olhão se sublevou contra os franceses, ano da vitória sobre os invasores, ano da ida do caíque “Bom Sucesso” ao Brasil, anunciando ao regente a “boa nova”, ano da passagem a vila, com o título honorífico de Olhão da Restauração, ganho com o merecimento de quem não teme as adversidades, nem quando elas estão personificadas no maior Império da época. Acontecimentos notáveis, para a pequena aldeia piscatória de então, e que são hoje motivos de sobra para que Olhão se orgulhe desses feitos que marcaram indelevelmente a sua história. [palavras do Presidente do Município, Eng. Francisco Leal]