29 outubro 2009
22 maio 2009
24 abril 2009
São Nuno de Santa Maria
Nasceu a 24 de Junho de 1360 no Castelo do Bonjardim. Aos 13 anos fazia parte do séquito do rei Dom Fernando e por essa altura foi armado Cavaleiro. Por obediência a seu pai casa com D. Leonor de Alvim, rica dama de Entre-Douro-e-Minho. Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz. Após a morte de D. Fernando e porque a filha deste era casada com o rei de Espanha, vendo ameaçada a independência nacional entra em actividade política. Em Santarém dá-se o estranho encontro com o Alfageme de Santarém. Convidado pelo Mestre de Avis foi eleito Regedor e Defensor do Reino. Após vencer várias batalhas (Atoleiros, Aljubarrota) e já viúvo lança ombros à construção do Convento do Carmo, em Lisboa. Em 1422 partilha seus bens e professa no Carmo, em 1423 a 15 de Agosto. Sempre o dia de Nossa Senhora da Assunção a presidir aos momentos culminantes de sua vida. Ei-lo agora o asceta despegado de toda as ambições terrenas, frivolidades, entregue por completo ao único fito de adorar e servir Deus: o herói de outra batalha que, depois de se ter mostrado invencível nas lutas do mundo, abandona tudo para se tornar apenas, humilde e feliz, Frei Nuno de Santa Maria.
A 15 de Janeiro de 1918 a Sagrada Congregação dos ritos, em sessão plenária, aprova e reconhece o culto do Santo condestável, que o Papa Bento XV confirma, no decreto de 23 de Janeiro do mesmo ano.
Vai ser canonizado em Roma, pelo Papa Bento XVI, a 26 de Abril de 2009.
13 abril 2009
11 março 2009
27 fevereiro 2009
18 fevereiro 2009
Liturgia e breviário no iPhone
Trata-se da primeira aplicação católica projectada para o iPhone que recebeu o alento do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
O iBreviary também estará disponível para a plataforma Symbian, e em breve será utilizável em telefones Nokia, Samsung etc. Também se programará uma versão para o Windows Mobile.
Pode-se encontrar todas as informações sobre o iBreviary e seu download no site www.ibreviary.com.
16 fevereiro 2009
Rotunda em Cacela!

A autarquia vai desembolsar cerca de 310 mil Euros para levar a cabo uma obra, que pretende dotar de segurança uma zona perigosa, que deverá estar pronta em três meses.
Pretende a CMVRSA inaugurar a rotunda em 13 de Maio, Dia da Cidade, pois aproxima-se uma época de grande afluência e movimentação nas estradas do concelho.
O projecto contempla uma faixa de rodagem com duas vias de circulação e bermas, bem como uma zona pedonal e uma ciclovia.
05 janeiro 2009
Cheira-me a esturro…

Jornal Público em 05.01.2009
Em Setembro último, a Federação Portuguesa das Indústrias de Construção Civil e Obras Públicas queixava-se da exiguidade do número de peritos, que na altura eram cerca de 450. O director-geral da Adene, Alexandre Fernandes, garantiu ao PÚBLICO que os peritos credenciados são já cerca de 800, número que considera mais que suficiente, mas está previsto que sejam dois mil até ao final deste ano. Também a associação ambientalista Quercus veio ontem exigir, em comunicado, um reforço do número de peritos, lamentando que alguns distritos do país tenham "apenas entre dois e quatro" profissionais disponíveis.
Então se 800 são mais que suficientes, e se até final do ano vão ser 2000, o que é que vão fazer 1200 “passarões” com o nosso dinheiro?
Além disso a Quercus está a queixar-se, também quer pôr a mão no “bolo”.