12 maio 2006

Algarve tem 55 bandeiras azuis

O galardão da qualidade balnear "Bandeira Azul" foi este ano atribuído a 207 praias, o Algarve arrecadou o maior número, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul de Portugal. (actualizada)
As 207 praias representam cerca de metade do total de zonas balneares designadas.

Na campanha Bandeira Azul para este ano entraram pela primeira vez 16 zonas balneares (das quais quatro no Algarve) e estrearam-se seis municípios: Arouca, Aveiro, Figueiró dos Vinhos, Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol.

O Algarve voltou a ser a região que recebeu maior número de Bandeiras Azuis, com 55 praias, mais sete do que em 2005.

Apesar de perder este ano uma bandeira no concelho de Loulé (praia de Vilamoura) e mais três em Castro Marim (Alagoa-Altura, Praia Verde e Retur), o Algarve conquistou mais 12 novos símbolos da qualidade balnear.

Só o concelho de Lagoa vai exibir este ano seis novas bandeiras (Ferragudo, Pintadinho, Caneiros, Carvoeiro, Vale de Centeanes e Senhora da Rocha), às quais se juntam as das praias D.Ana (Lagos), Ingrina e Burgau (Vila do Bispo), O ura Leste (Albufeira), Culatra Mar (Faro) e Armona-Mar (Olhão).

As 207 bandeiras conquistadas este ano em Portugal vão agora ser alvo de uma nova inspecção pela Associação Portuguesa da bandeira Azul, para certificar que a partir de 1 de Junho, quando começa a época balnear, continuam a cumprir os requisitos da qualidade.

Entre os critérios da atribuição da bandeira azul estão a qualidade da água, a educação e gestão ambiental (não podem haver cães nas praias) e equipame ntos como os caixotes de lixo, limpeza de sanitários e veículos motorizados a circular.

A primeira bandeira vai ser içada no dia 9 de Junho na praia da Comporta, concelho de Grândola, e a partir daí começarão a ser içadas as restantes após a vistoria das autoridades.

Comparando com anos anteriores, este é o ano com mais bandeiras.

"Portugal está no topo dos países do sul da Europa quando se comparam a s bandeiras atribuídas e as zonas balneares designadas. Este ano os galardões vã o chegar a 49 por cento das zonas balneares, bastante mais do que países com a Espanha, Turquia ou Grécia", afirmou o presidente da Associação Portuguesa Bandeira Azul, José Archer.

A região do Algarve voltou a ser a que recebeu maior número de Bandeiras Azuis no país, com 55 praias este ano (mais sete do que em 2005), tendo registado também o maior aumento do número de bandeiras em resultado de quatro novas candidaturas (Ingrina, Carvoeira, Pintadinho e Oura-Leste).

11 maio 2006

Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente

Caçadores algarvios "caçam" toneladas de lixo

Uma mega operação de limpeza das matas do Algarve envolverá no domingo milhares de caçadores. Retirar dali toneladas de detritos combustíveis quando se aproxima a época de fogos e com eles conseguir dinheiro para fins sociais é o objectivo.


O sucesso da experiência em 2005 vai trazer de novo mais de cinco mil caçadores à floresta algarvia, no dia 14 de Maio, e tornou-se num projecto nacional a que denominaram “Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente”.

A iniciativa é organizada pela Federação de Caçadores do Algarve (FCA) em todos os concelhos, conta com o apoio das 16 câmaras municipais e juntas de freguesia, e é apadrinhada pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses.

O projecto pretende, este ano, atingir três objectivos, declarou ao Observatório do Algarve o presidente da FCA, Vítor Palmilha: acentuar o papel dos caçadores na limpeza das matas, assegurar uma natureza limpa e mostrar o seu lado humano ao investirem no apoio social.

“Os caçadores devem ser um exemplo e não podem deixar cartuchos, papéis e outros desperdícios que usem durante o período da caça”, defende Carlos Palmilha, transmitindo assim também aos utentes da floresta que “ é importante tratar da natureza e nela ter condições que assegurem a criação de caça (como criação de bebedouros)”.

O resultado da acção de limpeza, que os organizadores esperam ser a maior de sempre no Algarve, espera também recolher em cada concelho electrodomésticos e ferragens velhos lançados nas matas e “com a sua venda adquirir lembranças” para várias instituições de solidariedade social de diferentes localidades.

Segundo a organização, as autarquias vão também colaborar na iniciativa, com recursos humanos, equipamentos e transportes com vista a tornar o “Dia dos Caçadores pelo Ambiente” num sucesso, ao qual se vai juntar também o governador civil de Faro.

Em 2005, esta primeira acção de limpeza realizada no Algarve, envolveu cerca de cinco mil caçadores e recolheu 800 toneladas de lixo.

10 maio 2006

Festival Internacional de Cinema do Algarve

O Festival Internacional de Cinema do Algarve, é o mais antigo festival de cinema que se realiza anualmente em Portugal e, dirige desde há muito tempo, a sua acção para a promoção e divulgação de filmes de curta-metragem, com uma duração máxima de 30 minutos.

A 34ª Edição do Festival Internacional de Cinema do Algarve – FICA/2006 que decorre entre 15 e 20 de Maio na região algarvia, vai apresentar alguns dos melhores filmes do circuito internacional, em dez programas que reúnem 50 filmes em representação de 25 países.

Portugal, com 10 produções, é o País com mais filmes seleccionados para o concurso de curta-metragem, o que acontece pela primeira vez.

Além de Portugal, na edição do FICA/2006, participam filmes de Espanha, Grécia, México, Estados Unidos, África do Sul, Reino Unido, Estónia, Palestina, Canadá, Noruega, Luxemburgo, França, Holanda, Irão, Suíça, Polónia, Japão, Brasil, Suécia, Alemanha, Itália, Palestina, Israel e Bélgica.

A edição do FICA/2006 vai atribuir prémios no valor global de 20.000 euros.

A “Selecção Oficial/2006 de Curta Metragem” conseguiu, este ano, trazer a Portugal 21 filmes que estiveram recentemente no Festival de Clermont Ferrand, em França, um dos mais importantes do calendário internacional, e alguns dos realizadores garantiram já a sua presença no Algarve.

Com o objectivo de descentralizar ainda mais o Festival Internacional de Cinema do Algarve foram aumentados de cinco para seis, os núcleos de exibição da competição de curta-metragem. Portimão, Lagos, Guia, Silves, Faro e Olhão ficam dotados tecnicamente de sistemas computorizados que permitem a legendagem digital de todos os filmes.

Além da secção competitiva com filmes de animação e ficção, com uma duração máxima de 30 minutos, a 34ª edição do FICA realiza, entre outras, a secção “A Escola vai ao Cinema”, dirigida ao público jovem.

Esta acção que oferece alegria, cor e filmes escolhidos com critério pedagógico, percorre o Algarve de Barlavento a Sotavento realizando uma complexa programação para proporcionar cinema a mais de 30.000 crianças em idade escolar.

07 maio 2006

9 de Maio, Dia da Europa

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.


Que é o Dia da Europa ?

Ao verem nas agendas e nos calendários o dia 9 de Maio identificado como "Dia da Europa", muitas pessoas interrogam-se sobre o que se terá passado nessa data e em que ano terá tido lugar esse acontecimento.

Com efeito, poucos cidadãos europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que, devemos recordá-lo, a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.

Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada para as dezoito horas no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, quartel-general do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para uma "comunicação da maior importância".

As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, dão imediatamente uma ideia da ambição da proposta: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".

Era assim proposta a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço. Ora, os países convidados a renunciar desta forma ao controlo exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, só há muito pouco tempo tinham deixado de se destruir mutuamente num conflito terrível, de que tinham resultado incalculáveis prejuízos materiais e, sobretudo, danos morais: ódios, rancores e preconceitos.

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa".

Os diversos países, ao decidirem democraticamente aderir à União Europeia, adoptam os valores da paz e da solidariedade, pedra angular do edifício comunitário.

Estes valores concretizam-se no desenvolvimento económico e social e no equilíbrio ambiental e regional, únicos garantes de uma repartição equilibrada do bem-estar entre os cidadãos.

A Europa, enquanto conjunto de povos conscientes de pertencerem a uma mesma entidade que abrange culturas análogas ou complementares, existe já há séculos. No entanto, a consciência desta unidade fundamental, enquanto não deu origem a regras e a instituições, não pôde evitar os conflitos entre os países europeus. Ainda hoje, alguns países que não fazem parte da União Europeia não estão ao abrigo de tragédias terríveis.

Como qualquer obra humana desta envergadura, a integração da Europa não se constrói num dia, nem em algumas décadas: as lacunas são ainda numerosas e as imperfeições evidentes. A construção iniciada imediatamente a seguir à II Guerra Mundial foi muito inovadora: o que nos séculos ou milénios precedentes podia assemelhar-se a uma tentativa de união, foi na realidade o fruto de uma vitória de uns sobre os outros. Estas construções não podiam durar, pois os vencidos só tinham uma aspiração: recuperar a sua autonomia.

Hoje ambicionamos algo completamente diferente: construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.

A União Europeia está atenta aos desejos dos cidadãos e coloca-se ao seu serviço. Conservando a sua especificidade, os seus hábitos e a sua língua, todos os cidadãos se devem sentir em casa na "pátria europeia", onde podem circular livremente.

05 maio 2006

Portugal = 9 no Ranking mundial

Portugal é o nono país do mundo cujos cibernautas passam mais tempo ligados à Internet, cerca de 40 horas por mês, de acordo com um estudo divulgado pela empresa Comscore Networks.

Segundo o estudo, que não contabiliza o acesso em ciber-cafés ou através de telemóvel, os utilizadores de Internet em Portugal passaram em média 39,8 horas ligados no mês de Março, quando a média mundial é de 31,3.

Portugal surge assim no nono lugar da lista dos países cujos utilizadores passam mais tempo online, liderada por Israel, com 57,5 horas por mês, seguida da Finlândia (49,3 horas) e Coreia do Sul (47,2 horas por mês).

O estudo, baseado numa análise dos principais mercados em Março de 2006, incluindo a China e a Índia, estima que cerca de 694 milhões de pessoas com mais de quinze anos utilizam a Internet, 152 milhões das quais nos Estados Unidos.

"Hoje, o número de americanos ligados à Internet representa apenas pouco menos de um quarto dos utilizadores em todo o mundo, quando há dez anos representava dois terços", sublinhou o director- geral da empresa, Peter Daboll.

A seguir aos EUA, a China tem mais utilizadores (72 milhões), seguida do Japão (52 milhões), da Alemanha (32 milhões), e da Grã- Bretanha (30 milhões).

Dentro dos utilizadores lusófonos, o Brasil surge em 11º lugar na lista, com 13,2 milhões de pessoas ligadas à Internet.

Na listagem dos sítios mais consultados, o MSN da Microsoft surge em primeiro lugar, com 538,6 milhões de utilizadores, seguido do Google, com 495,8 milhões, e do Yahoo, com 480,2 milhões.(in Observatório)

04 maio 2006

Mulheres na mais bela bandeira do mundo

O Instituto Português da Juventude, a Federação Portuguesa de Futebol e o BES – Banco Espírito Santo estão a preparar a produção de “A Mais Bela Bandeira do Mundo” a realizar no próximo dia 20 de Maio no Estádio Nacional.

Trata-se de um mega-evento que surge no âmbito do apoio e estímulo que Portugal irá dar à participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Futebol que tem lugar na Alemanha durante o mês de Junho.

O objectivo do evento é reunir o maior número de mulheres possível, no relvado do Jamor, e com elas formar a mais bela bandeira do mundo: a portuguesa.

As mulheres que aderirem ao desafio vão poder assistir aos concertos dos The Gift, Dulce Pontes, Sara Tavares, Cátia Guerreiro e Mafalda Arnauth, e participar nas actividades e sorteios ao longo da tarde.

A organização assegura o transporte de ida e volta e a alimentação no local do evento. Para participar, basta ter mais de 14 anos e inscrever-se na Delegação Regional de Faro do IPJ.

01 maio 2006

Maio - Mês do Coração

Tenha mais olhos para a sua barriga

Já todos os Portugueses associam Maio ao mês do coração e à Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Há mais de vinte e cinco anos que durante o mês de Maio, a Fundação chama a atenção para a importância dos estilos de vida e de alguns factores de risco em particular, na Saúde do coração e no aumento das doenças cardiovasculares.
Em todo o mundo ocidental, as Doenças Cardiovasculares constituem a principal causa de morte e morbilidade das populações.
Independentemente de outros factores de risco, o recente aumento da obesidade e do excesso de peso em muito têm contribuído para este incremento. Actualmente sabemos que independentemente do grau de obesidade, a localização da gordura tem um papel determinante no aumento do risco. Não é igual ter uma maior acumulação de gordura na zona das ancas e coxas ou na zona abdominal.
A composição do tecido adiposo é diferente, e do ponto de vista cardiovascular a gordura abdominal é mais perigosa. Para além da pressão que o excesso de peso exerce sobre alguns órgãos, verifica-se a produção de substâncias tóxicas, que agridem o coração e as artérias, aumentando o risco de desenvolver doença cardiovascular. É para alertar sobre este factor que este ano o mês de Maio é dedicado à barriga dos Portugueses.
O lema é “Tenha mais olhos para a sua barriga”! Chamar a atenção para a importância de uma medição que é simples de efectuar e informar sobre os perigos inerentes ao seu aumento, são os grandes objectivos da campanha. O perímetro da cintura determina-se colocando uma fita métrica em volta da cintura, ligeiramente abaixo do umbigo e acima das cristas ilíacas.
Consideram-se valores normais até 80cm para as mulheres e 94cm para os homens. Valores acima de 88cm para as mulheres e 102cm para os homens aumentam muito o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Esperamos que no final deste mês de Maio todos os Portugueses saibam que não são só os “gordos” que devem emagrecer mas também todos aqueles que têm uma barriguinha acima do desejável. Estes em particular devem ter cuidado com a sua alimentação e praticar diariamente actividade física. Afinal trata-se da sua saúde!

30 abril 2006

Comissária europeia defende Internet grátis

A comissária europeia para a Sociedade de Informação e Meios de Comunicação defendeu sábado, em Lisboa, o acesso grátis à Internet para diminuir a exclusão social, aumentar a troca de conhecimentos e aproximar os cidadãos.

«Temos que unir esforços para que a Internet possa vir a ser grátis, porque é uma ferramenta que leva o conhecimento a um grande número de pessoas e permite diminuir a exclusão social», disse Viviane Reding, no encerramento do IV Fórum Ministerial «União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade de Informação», que decorreu em Lisboa.

Para a comissária, é necessário «lutar contra os crimes cibernáuticos e incrementar esforços para que, no futuro, a Internet seja acessível a todos».

Viviane Reding lembrou que «Europa assenta numa sociedade aberta, construída na diversidade cultural» e que as novas tecnologias de informação permitem «aproximar as pessoas e os diversos conhecimentos», mas que para que isso seja possível «os instrumentos devem ser baratos, acessíveis».

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, a Internet foi inventada para democratizar e facilitar a comunicação entre as pessoas, melhorar a transparência da administração e reduzir as divisões.

«O combate à exclusão social é o principal objectivo das novas tecnologias de informação e comunicação», referiu.

«As novas tecnologias de informação e comunicação dão um grande contributo para a coesão social e esse é o nosso objectivo», afirmou Mariano Gago.

A inclusão social é um dos objectivos explícitos na Declaração deste Fórum sobre Cooperação Futura, que será submetida à Cimeira União Europeia - América Latina, Caraíbas de chefes de Estado e de Governo que terá lugar em Viena (Áustria) nos próximos dias 11 e 12 de Maio.

Na Declaração consta a intenção de construir e reforçar a ligação das redes de informação da União Europeia com as da América Latina e Caraíbas, nomeadamente no que toca às comunidades científicas e académicas e com isto aumentar o número de utilizadores das TIC.

Um dos assuntos analisado no fórum foi o programa de cooperação «@LIS» - Aliança sobre a Sociedade de Informação - criado mediante decisão da Comissão Europeia com o objectivo de estimular a cooperação entre os participantes europeus e os latino-americanos.

De acordo com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação é «uma sociedade onde a componente da informação e do conhecimento desempenha um papel nuclear em todos os tipos de actividade humana em consequência do desenvolvimento da tecnologia digital, e da Internet em particular, induzindo novas formas de organização da economia e da sociedade».(diario digital)

29 abril 2006

Bélgica á descoberta do Algarve


A Associação Turismo Algarve (ATA) está a desenvolver, desde segunda-feira e até amanhã, uma campanha de promoção no Aeroporto de Charleroi, em Bruxelas, na Bélgica.

O objectivo é reforçar a comunicação do destino no mercado belga que, desde o início deste mês, conta com mais uma companhia aérea a voar para Faro, a Ryanair.

Esta companhia opera do Aeroporto de Faro, com três voos directos semanais, às segundas, quintas e sábados

Até amanhã, domingo, no Aeroporto de Charleroi, vai estar à disposição um balcão da ATA, situado na zona de embarque, com material promocional sobre o Algarve.

Com uma média de 3.500 passageiros por dia, esta acção, desenvolvida em parceria com o ICEP, deve atingir cerca de 25 mil pessoas.

No sentido de reforçar a sua presença neste mercado, a ATA associa-se ao Projecto Context Portugal, que visa promover o interior do país, despertando a atenção para destinos menos conhecidos.

Coordenado pela delegação do ICEP de Bruxelas, em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) -onde se inclui a ATA-, este projecto envolve a criação de um portal na Internet em língua neerlandesa (flamengo) com informação sobre os principais eventos em Portugal e ligações para os principais operadores turísticos.

Com a duração de três anos (2006-2008), a divulgação vai ser complementada por acções e materiais promocionais, desde brochuras temáticas a conferências de imprensa, bem como newsletters e campanhas mediáticas.

Ao associar-se a esta iniciativa, a ATA dá visibilidade ao interior algarvio, dando a conhecer as suas riquezas e atractivos.

Geografia da Bélgica
A Bélgica tem uma área de 30 528 km², distribuídos por três regiões físicas principais: a planície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (situadas a sueste).

A planície costeira consiste principalmente de dunas de areia e polders. Os polders são áreas de terra a uma altitude próxima de ou inferior ao nível do mar, e que foram ganhas ao mar, do qual estão protegidas por diques ou são, mais longe do litoral, campos drenados por meio de canais.

A segunda região física, o planalto central, fica mais no interior. É uma área pouco acidentada, cuja altitude sobe lentamente à medida que se afasta do litoral, com muitos vales férteis e irrigada por muitos cursos de água. Também se pode encontrar aqui algum terreno mais acidentado, incluindo grutas e pequenas gargantas.

A terceira região física, as Ardenas, é um pouco mais acidentada que as outras duas. Trata-se de um planalto densamente florestado, muito rochoso e não muito adequado para a agricultura, que se estende até ao nordeste da França. É aqui que a maior parte da vida selvagem da Bélgica pode ser encontrada. É nas Ardenas que se pode encontrar o ponto mais elevado da Bélgica: o Signal de Botrange, com apenas 694 metres de altura.

Os dois rios principais da Bélgica são o Scheldt e o Meuse. Estes dois rios foram fundamentais para tornar prósperas cidades como Tournai, Ghent, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur.

O clima é fresco, temperado e chuvoso: as temperaturas médias de verão são de 25 ºC e de inverno de 7 ºC. Os extremos anuais (atingidos raramente) são de -12 ºC e 32 ºC.

27 abril 2006

Algarve com Mais Prazer

A campanha "Algarve com Mais Prazer" vai colocar mais de meia centena de cartazes nas principais estradas do Algarve, para sensibilizar os viajantes para a necessidade de proteger o ambiente e reduzir a poluição.


A iniciativa está integrada na campanha de sensibilização ambiental "Algarve com Mais Prazer", que decorre até ao final do ano e contempla, além dos "outdoors", uma exposição itinerante, concursos e jogos.

Os primeiros suportes de comunicação visual foram colocados a 13 de Abril nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé e estender-se-á nas próximas semanas às praias da região, numa acção conjunta da RTA e do Plano Regional de Turismo do Algarve (PRTA).

Os 55 cartazes alertam para o tempo que a natureza demora a absorver uma ponta de cigarro e um saco de plástico, incitando residentes e visitantes ao uso de boas práticas ambientais.

No quadro da mesma campanha, mais de 1.200 alunos de 30 escolas do 1º ciclo do ensino básico estão a construir até 8 de Maio vários objectos lúdicos com recurso à reciclagem.

Trata-se do concurso "Ganda Lata", que pretende consciencializar a população escolar para o reaproveitamento de materiais, "fomentando o espírito crítico e criativo sobre as potencialidades e problemáticas dos resíduos sólidos urbanos ", de acordo com o regulamento.

Alunos dos 2º e 3º ciclos estarão envolvidos nos "Jogos do Ambiente e do Civismo do Algarve", agendados para 30 de Maio no Estádio Municipal de Quarteira.

Subordinados a 12 temas diferentes, um para cada concelho, os jogos visam estimular os jovens à adopção de comportamentos que não lesem o ambiente, fomentando também a interacção entre os alunos.

Cada escola participante irá criar uma acção lúdica associada à protecção do ambiente, reproduzindo também uma outra acção concebida por uma das escolas adversárias.

A exposição itinerante "Algarve com Mais Prazer" estará patente ao público de 3 a 12 de Maio no Museu Municipal de Faro, seguindo depois, consecutivament e, para São Brás de Alportel, Olhão, Lagos, Tavira, Praia da Rocha, Monte Gordo, Quarteira, Armação de Pêra, Albufeira, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoutim, terminando de novo em Faro.

A acção de sensibilização ambiental está orçada em 500 mil euros e é financiada pelo PRTA e pelo PIPITAL, programa de incentivos suportado por verbas do Turismo, nomeadamente as provenientes dos jogos nos casinos do Algarve. (in Observatório do Algarve)

24 abril 2006

XXI Semana Académica do Algarve


Evento não traz artistas internacionais à região



Este ano, a XXI Semana Académica do Algarve - que se realiza entre 5 e 13 de Maio próximos - vira-se para os artistas nacionais e deixa de parte as "estrelas" da música internacional. O cartaz de 2006 do evento, orçado em 650 mil euros, evoca a "paixão lusitana".

Na apresentação da iniciativa, realizada sexta-feira, na Câmara Municipal de Faro, o presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG), Leonel Morgadinho, foi muito crítico para com as editoras, a produtora Música no Coração e a Região de Turismo do Algarve (RTA).

Apesar de se ter tentado contratar algumas "estrelas" internacionais, admitiu o responsável, isso acabou por não se concretizar, também pelo facto de a Música no Coração - com quem os estudantes têm trabalhado nos últimos anos - ter preferido apontar "baterias" ao Algarve Summer Festival.

"Decidimos arriscar num cartaz nacional, claramente pela 'paixão lusitana'. É também nas bandas e figuras nacionais que devemos apostar", disse Morgadinho. Pelo País das Maravilhas, novamente situado no recinto do Complexo Desportivo da Penha, vão passar Xutos e Pontapés, Toranja, Boss AC, Mercado Negro, Luís Represas, Rui Veloso e Jorge Palma, entre outros.

No caso da RTA, o apoio solicitado nem sequer mereceu resposta. "No ano passado, enviaram-nos uma carta, dizendo que só eventos de projecção regional e nacional mereceriam dotação. E se este não é um evento de projecção regional, então não sei...", frisou o líder dos estudantes algarvios.

José Apolinário, presidente da Câmara Municipal de Faro, também se mostrou incomodado pelo facto, anunciando a apresentação de um "protesto formal" junto da entidade que comanda o turismo algarvio.

Descontadas as críticas, quer Leonel Morgadinho quer José Apolinário frisaram dar continuidade a "um dos maiores eventos que tem lugar a sul do Tejo". "Foi, no ano passado, considerada, por muitos, a melhor semana académica do País!", sublinhou o presidente da AAUALG.

Realizando-se no mesmo recinto do ano passado (o piso sintético do campo será substituído logo após a iniciativa), o evento conta com algumas novidades, nomeadamente o reforço da programação de música (existirá o Palco RUA - Rádio Universidade do Algarve, para bandas de garagem, e mais animação na tenda de DJ) e a aposta na agenda extra-musical, com o Faro Júnior, Faro Sénior e actividades desportivas.(in RSul)

Programa

O programa da Semana Académica do Algarve 2006 inicia-se no dia 4 de Maio, quinta-feira, com a habitual Serenata no Largo da Sé, prosseguindo dia 5 com Oio-Ai, Toranja e Xutos e Pontapés.

No fim-de-semana, tocam Mafalda Veiga e Luís Represas (dia 6) e Klepth, Rouxinol Faduncho (Marco Horácio) e João Pedro Pais (7).

Na segunda-feira, dia 8, o palco está entregue a Fio Dental, Helder Rei do Kuduru e Rabo de Saia. Segue-se, a 9, Mind Lock, Tara Perdida e Ramp. No dia 10, tocam Expensive Soul e Mercado Negro.

A quinta-feira, 11, é totalmente dedicada às tunas académicas. No dia seguinte, actuam Jorge Palma e Rui Veloso. O evento conclui-se a 13 de Maio, com Reacções Verbais, Boss AC e Pete Tha Zouk.

21 abril 2006

O Algarve na Dinamarca


A Associação Turismo do Algarve (ATA) lançou uma campanha de publicidade do Algarve na Dinamarca, que teve início a 17 de Abril e termina a 1 de Maio. Durante 15 dias, vão circular 325 autocarros por várias cidades dinamarquesas com cartazes publicitários do destino.

A campanha decorre na Grande Região de Copenhaga (centro e arredores) e nas cidades de Arhus, Aalborg, Randers e Odense. Pretende promover o destino junto daquele mercado, cuja economia, apesar da actual conjuntura internacional, se encontra em franca expansão.

Os novos voos directos entre a capital dinamarquesa e Faro também fazem do Algarve um destino cada mais procurado. No ano de 2005, o número de visitantes oriundos daquele país foi o mais alto de sempre, tendo sido o mercado que, segundo um estudo do ICEP, mais cresceu relativamente a “dormidas na hotelaria portuguesa” face a 2004, tendo-se registado um aumento no Algarve.
(in Região Sul)

Copenhaga
Copenhaga é a capital e principal metrópole da Dinamarca com 1,1 milhões de habitantes. Existem registos da sua história desde 1043 quando era conhecida como Havn (porto) e não era mais que um pequeno porto de pesca no Estreito de Oresund. Em 1343 o Rei Valdemar Atterdag tornou-a na capital da Dinamarca.

Fazendo um tour pela cidade, podemos começar pela parte mais moderna do centro de Copenhaga que é dominada por avenidas amplas como a Vesterbrogade que termina no Stroget (significa em dinamarquês, a rua pedestre onde se deambula). Nesta zona fica o famoso parque de diversões Tivoli que, desde 1843, é um dos mais antigos do mundo.

O Stroget é a principal rua pedestre que começa na ampla Praça da Câmara Municipal. Pelas ruas pedestres à volta do Stroget fica a Rundetarn, uma "velha" torre de onde se pode avistar a cidade e caminhando até ao final chega-se a Nyhavn.

Nyhavn, que significa "o novo porto", é um canal rodeado de bares e esplanadas num ambiente colorido até pelos edifícios. Aqui pode-se apanhar um barco que faz um "tour" pelos canais de Copenhaga incluindo a zona de Christianshavn.

Perto de Nyhavn fica o Palácio Real Amalienborg, a residência oficial da monarquia dinamarquesa, um palácio barroco do século XVIII que, na verdade tem 4 módulos em redor de uma praça. Todos os dias ao meio-dia pode ver-se a mudança da guarda no pátio. Nas redondezas está estátua da pequena Sereia, talvez o mais famoso símbolo da cidade, que foi colocada em 1913 em homenagem à fábula da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen.
Não longe deste centro acima descrito fica Rosenborg Slot, um antigo Palácio Real e jardins.

Copenhaga é hoje detentora de umas das maiores obras de engenharia do mundo, a Ponte de Oresund, com 17 kms (entre ponte e túneis), que faz uma ligação rodo-ferroviária à cidade sueca de Malmö.

20 abril 2006

Joan Miró

Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um importante pintor surrealista catalão.
Quando jovem, frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo.

No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naif, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.

Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.
Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes, durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naif.

19 abril 2006

Sociedade S. Vicente de Paulo


A SSVP é uma organização católica de leigos que privilegia a visita domiciliária tendo acompanhado centenas de milhares de pessoas em situação de doença, marginalidade, com carências económicas ou vítimas de solidão, nomeadamente, crianças com problemas, toxicodependentes e suas famílias, prostitutas, reclusos e suas famílias, desempregados, idosos e membros de minorias étnicas.
Para além dessa actividade domiciliária ainda dirige e mantém lares e centros de dia, infantários e colónias de férias.
Neste momento a SSVP desenvolve vários projectos, de que se destacam, entre muitos outros, a Casa Ozanam em Santa Maria da Feira, o Lar de Idosos de Estremoz, a Casa Pedro Frassati em Lisboa para receber tetra e paraplégicos e o Projecto Irmão, uma acção missionária de trabalho vicentino.
Longe das luzes da ribalta, fora dos grandes circuitos dos média, trabalha com discrição, sendo contrária à caridade espectáculo, pois não quer de forma alguma ferir a dignidade a que têm direito os desfavorecidos, aos quais devemos todo o nosso respeito.
Recusando despender em publicidade toda e qualquer verba, consagra a totalidade dos seus meios ao essencial na luta contra o sofrimento, a pobreza e o sub-desenvolvimento, animada pelo espírito de São Vicente de Paulo.
Estes objectivos encontravam-se já presentes aquando da sua fundação em 1833, por um grupo de jovens estudantes que tiveram como grande animador Frederico Ozanam (1813/1853). Este imprimiu a este grupo de amigos a sua vocação internacional fazendo que saísse de Paris onde a SSVP havia nascido, e se espalhasse por todo o mundo.
E o pensamento de Ozanam de “cobrir o mundo inteiro com uma rede de caridade” tem vindo progressivamente a tornar-se uma realidade.

18 abril 2006

Algarve com mais Prazer

O átrio do Cine-Teatro Louletano vai receber, de 18 a 28 de Abril, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, a exposição "Algarve com mais Prazer".
A exposição é composta por uma série de painéis alusivos a temáticas ambientais e cívicas como resíduos, praias, água, ruído, transportes, entre outras, havendo ainda lugar à projecção de um vídeo de sensibilização.
Dirigida fundamentalmente aos alunos das escolas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, pretende-se sensibilizar o público para algumas temáticas ambientais e cívicas, estimular a participação do cidadão na melhoria da qualidade de vida e contribuir para a adopção de hábitos e práticas que promovam a sustentabilidade regional.
Esta exposição itinerante nasce no âmbito de uma campanha de sensibilização ambiental e cívica, com o mesmo nome, da Região de Turismo do Algarve, através do Plano Regional de Turismo do Algarve. Já percorreu alguns concelhos do Algarve, onde foi visitada por várias centenas de alunos.

12 abril 2006

Centro de Ciência Viva do Algarve

O Centro de Ciência Viva do Algarve reabre no próximo mês de Maio, depois de ter encerrado as portas há cerca de um ano e meio. Nova exposição permanente será dedicada ao Mar.

A reabertura do espaço, onde antigamente funcionava a Central Eléctrica de Faro, será marcada por uma imagem renovada do edifício e pela a inauguração de uma nova exposição permanente.
O Centro de Ciência Viva esteve encerrado para obras após a detecção de falhas de construção no primeiro piso da estrutura. Os trabalhos prolongaram-se ao longo de um ano e meio e sofreram alguns atrasos, mas a direcção garante que em Maio as portas estarão novamente abertas aos visitantes.
“Aproveitamos as obras para fazer várias modificações no edifício e para o tornar mais flexível em termos de exposições e de acessibilidade”, revelou Conceição Santos.
“O Mar” é o tema da nova exposição, cativando o visitante para exploração do azul profundo dos oceanos e levando-o a questionar a origem e o futuro da vida.
Subindo de elevador ao primeiro andar, o visitante será confrontado com a “Chegada ao Planeta Azul” e com uma magnífica vista aérea que introduz a exposição. O “Apalpário”, “As Correntes do Planeta Azul”, “Movimentos Subaquáticos” e “Fenómenos do Mar” são alguns dos módulos a experimentar e que permitem redescobrir a imensidão e a biodiversidade dos oceanos, que passam pela explicação sobre os fenómenos físicos e geológicos associados ao mar.
O Centro terá ainda um CyberCafé onde será possível navegar nas auto-estradas da informação, com vista privilegiada para os habitantes dos dois aquários de corais do espaço.
E exposição, financiada pelo Programa Operacional do Algarve, estará disponível em português, inglês, mas terá ainda folhetos explicativos em espanhol e francês.
A abertura em 1997 do Centro Ciência Viva do Algarve constituiu o primeiro espaço interactivo para a divulgação científica e tecnológica da rede Ciência Viva. Antes de encerrar para obras recebia cerca de 20 mil visitantes por ano. (in Observatório do Algarve)

10 abril 2006

Combater a Desertificação no Algarve

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve leva a efeito no próximo dia 18 de Abril, a partir das 15:00 horas, uma conferência subordinada ao tema "Combater a Desertificação no Algarve - Quais os objectivos? E é possível atingi-los?".

Esta iniciativa, realiza-se no auditório da CCDR, em Faro (Praça da Liberdade), pretende sensibilizar para os riscos da desertificação na região algarvia, nas suas diferentes dimensões e promover o debate com a sociedade civil e os técnicos da instituição, sobre as formas de a combater.

O Algarve é uma das regiões da Europa mais fortemente afectada pela desertificação. Ao todo, calcula-se que existam dois terços do território regional a merecer uma intervenção urgente para combater a degradação do solo, o abandono das terras e a ausência de população.
Ainda não tem pirâmides nem camelos, mas metade da região já é quase considerada um verdadeiro deserto. A pior seca das últimas seis décadas, os incêndios que assolaram a região nos últimos anos e o crescente abandono da população, contribuem - e muito - para a desertificação. Os especialistas advertem que se trata de um processo sem retorno e que poderá pôr em causa o futuro do Algarve.
Quem visita o Algarve pela primeira vez até pode ficar confuso com as disparidades que se encontram dentro de uma região com apenas 5000 km2. Em questão de poucos minutos, qualquer pessoa pode transitar de uma zona tremendamente cosmopolita, como os ambientes que se vivem nas cidades de Albufeira, Portimão e Faro, para um local que parece completamente parado noutros tempos, verdadeiramente medievais, como a maioria das freguesias de Aljezur, Monchique ou Alcoutim, só para citar alguns dos muitos exemplos.
É mesmo corrente afirmar-se na região que existem dois algarves que nada têm em comum, a não ser o elo cartográ-fico: o interior tenta resistir à decadência, enquanto o litoral dedica-se a 100 por cento a «ordenhar» a «vaca leiteira» do turismo.


07 abril 2006

Algôs ou Algoz

A origem do nome da povoação de Algoz, e a sua respectiva grafia, divide as opiniões dos seus habitantes. Uns afirmam que o nome desta povoação, que já existia no tempo dos romanos, lhe foi atribuído por D. Fernando I, rei de Leão, quando ali passou a caminho de Silves.
Um dos seus homens achou a povoação tão insignificante que nem valeria a pena que nela se demorassem, ao que o rei retorquiu:
"Algo es!".

E assim se ficou a chamar Algoes e depois Algôs.
Mas outros defendem a pés juntos uma outra versão.
Quando a povoação era tão pequena que ainda não tinha nome, os seus habitantes não sabendo como lhe chamar resolveram fazer uma procissão para que Deus lhes desse inspiração.
Como a imagem do santo que levavam no andor era do tamanho de um homem, houve uma vereda cujas árvores impediam a respectiva passagem.
O dono das árvores opôs-se a que estas fossem cortadas.
A discussão instalou-se e o pároco, para evitar confrontos, resolveu cortar a cabeça da imagem do santo para que a procissão prosseguisse.
A população enfurecida contra o pároco resolveu chamar àquela povoação Algoz, que quer dizer carrasco, para que a ofensa contra o santo ficasse para sempre registada.

Algoz
A 12 km de Silves, Algoz é uma povoação circundada por laranjais, figueiras e amendoeiras, caracterizada pelas suas casas caiadas, com amplos terraços e as típicas chaminés rendilhadas. A sua Igreja Matriz, do século XVIII, possui interessantes painéis de azulejos e um bonito retábulo em talha dourada.
Destacam-se ainda, como locais a visitar, o Celeiro do Monte da Piedade (com um portal do século XVI e azulejos do século XVIII) e a Ermida de Nossa Senhora do Pilar (com altar e pinturas do século XVIII).

06 abril 2006

Lembram-se ...

Dois Grandes nomes da 7ª Arte: Anthony Quinn e Giulietta Masina

02 abril 2006

Dois terços dos portugueses acedem a blogs

Ao longo do passado ano de 2005 quase dois terços (65,1 por cento) dos portugueses que utilizam Internet a partir de suas casas acederam a blogs, conclui o NetPanel da Marktest, que contabilizou 917 mil utilizadores deste tipo de páginas.
No mesmo período, visitaram mais de 120 milhões de páginas de blogs, uma média de 131 páginas por visitante, correspondendo a cerca de 1 hora e 45 minutos por cada utilizador.
Janeiro foi o mês em que mais internautas visitaram estas páginas, com 394 mil utiliadores únicos. Em Outubro a actividade voltou a ser mais relevante, com 375 mil utilizadores únicos nestes sites.
No que se refere aos dias da semana, o Domingo é o mais utilizado para aceder a blogs (com 509 mil utilizadores únicos), enquanto a sexta feira é o dia de menor adesão a este tipo de páginas (450 mil). Em qualquer dos casos a hora de maior afluência a blogs, com 266 mil portugueses ligados, ronda as 22 horas e 20 minutos, diz a Marktest.
O padrão horário de acesso a estes sites a partir de casa mostra que o máximo foi atingido pelas 22h20m, quando 266 mil portugueses se ligaram para consultar as suas páginas.

31 março 2006

Rolhas de cortiça ajudam a combater cancro

A cortiça é um bom vedante, traz benefícios para a saúde e ajuda a combater o cancro, segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação.
Numa altura em que a rolha de cortiça tem sido alvo de descriminação negativa face às rolhas sintéticas, um estudo demonstrou que a cortiça influencia positivamente o vinho, ao contrário dos vedantes sintéticos.
A Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça da delegação regional Baixo Alentejo e Algarve, no âmbito do Projecto SUPERMED, desenvolveu o estudo de investigação, levado a cabo pelo INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, I.P.
Estudos feitos por vários investigadores demonstraram que alguns componentes da cortiça com interesse para a evolução do vinho podem migrar para este, nomeadamente compostos orgânicos voláteis responsáveis por odores e sabores.
Para além destes aspectos os polifenóis que passam da cortiça para o vinho também possuem efeitos benéficos para a saúde, por possuírem uma acção antioxidante que reduz os riscos cardiovasculares e aumenta os benefícios em relação a certas doenças degenerativas.
Além de todos estes factores, os investigadores do INETI acabaram de demonstrar que quando a cortiça contacta com o vinho, os elagitaninos existentes na cortiça (nomeadamente um designado por vescalagina) reagem com as catequinas existentes no vinho, produzindo, entre outros compostos, a acutissimina A, que é um agente antitumoral cerca de 250 vezes mais potente do que um dos mais correntes fármacos anticancerígenos utilizado clinicamente.
Assim, para além de vedar o vinho como os outros vedantes concorrentes, as rolhas de cortiça possuem efeitos benéficos para o vinho e, mais importante ainda, para a saúde dos consumidores.

28 março 2006

Governo apresenta Simplex 2006

Não serão medidas a mais?

Vós que lá do vosso império
prometeis um mundo novo,
calai-vos, que pode o povo
qu'rer um mundo novo a sério.
António Aleixo


São 333 medidas e prevêem a atribuição de um endereço electrónico a cada cidadão e a publicação do Diário da República na Internet.

O Governo anunciou ontem, no CCB, um pacote de medidas denominado Simplex 2006, com vista à desburocratização da Administração Pública.

O pacote de medidas contempla os mais diversos sectores: do Fisco (com declarações de IRS pré-preenchidas) à educação (fim da renovação de matrículas para alunos que se mantêm na mesma escola); das empresas (constituição de empresas e marcas através da Internet), à Segurança Social (consulta de dívidas on-line); da Saúde (marcação de consultas em hospitais via Web) à imigração (substituição de nove títulos por um único).

José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, classificou o Simplex 2006 como o princípio do fim da Administração Pública «desconfiada de tudo e de todos».

25 março 2006

Mudança da Hora

Relógios adiantam uma hora no próximo domingo

Na madrugada do próximo domingo, dia 26 de Março, termina o horário de Inverno. Os relógios deverão ser adiantados uma hora (às 01:00 serão 02:00), em cumprimento da directiva comunitária que rege a denominada Mudança de Hora e que afecta todos os Estados-membros da UE.

A mudança de hora começou a generalizar-se, embora de forma desigual, a partir de 1974, quando se produziu a primeira crise do petróleo e alguns países decidiram adiantar os seus relógios para poder aproveitar melhor a luz do sol e consumir assim menos electricidade em iluminação.
A Mudança de Hora é aplicada como directiva desde 1981 e tem vindo a ser renovada sucessivamente em cada quatro anos.

22 março 2006

Exploração de petróleo no Algarve

A futura exploração de petróleo na costa algarvia vai ser tema de debate no Instituto Universitário D. Afonso III (INUAF). Peritos, empresários e políticos vão dar corpo ao colóquio, no próximo dia 5 de Abril.
O colóquio será devido em dois painéis, o primeiro será constituído pelos Engenheiros Baganha Fernandes e Nelson Sousa, peritos em marés negras, Patrick Monteiro de Barros, empresário internacional, Elidérico Viegas, presidente da direcção da AHETA e a empresa concessionada REPSOL YPF. Ramiro Santos, jornalista da TSF será o moderador.
O segundo painel conta com a participação de Campos Correia, presidente da CCDR-Algarve, dos deputados da Assembleia da República José Mendes Bota e Hugo Nunes e pelo vice-presidente da AMAL, Seruca Emídio. Conceição Branco, directora do Observatório do Algarve e jornalista do jornal Expresso vai moderar este debate.
Em cima da mesa está a exploração de petróleo na costa algarvia. O Governo vai atribuir a concessão de dois blocos de exploração de gás ao largo do Algarve a um consórcio formado pela espanhola Repsol (75%) e a alemã RWE (25%).
A concessão visa a exploração de gás nos blocos 13 e 14 do Sotavento algarvio, enquanto a revista Exame refere que a concessão de exploração petrolífera já foi autorizada por um despacho interno do Ministério da Economia que apenas espera formalização do secretário de Estado adjunto da Indústria e Inovação.
A publicação mensal noticia que os blocos 13 e 14, localizados a 200 metros de profundidade, vem retomar o concurso de exploração de hidrocarbonetos na costa portuguesa, que teve início em 2002, com a vitória do consórcio Repsol e RWE, mas foi interrompido em 2003, por decisão do então ministro da Economia, Carlos Tavares.
De acordo com a mesma fonte, o governante entendeu ter havido má condução do processo por parte da entidade responsável, o Instituto Geológico e Mineiro (IGM), mas nunca chegou a proceder à anulação formal do concurso.

O Petróleo
Ainda que se tenha formado há milhares de anos, somente se começa a utilizar há uns 200 anos.
O petróleo é uma substância oleosa de cor escura composta de hidrogénio e carbono, a que se dá o nome de hidrocarboneto. Pode achar-se no estado líquido ou no estado gasoso. No estado líquido é chamado “crude”, e no estado gasoso, gás natural.
A origem é do tipo orgânico e sedimentar. Formou-se em resultado de um complexo processo físico-químico no interior da terra, que, devido à pressão e às altas temperaturas, decompõem-se as matérias orgânicas que estavam formadas especialmente por fitoplâncton e zooplâncton marinhos, assim como matéria vegetal e animal, que se foram depositando no passado, nos leitos de grandes lagos, mares e oceanos. A isto uniram-se rochas e mantos de sedimentos. Ao longo do tempo esta sedimentação transformou-se em petróleo e gás natural.
Em 1852, o físico e geólogo canadiano Abraham Gessner registou uma patente para conseguir do petróleo “crude” em combustível para lanternas, o querosene.
Em 1955, o químico americano Benjamim Silliman publicou uma lista sobre os derivados úteis que se poderiam obter pela destilação do petróleo.
A industria petrolífera começa em 1859, quando Edwin Drake perfurou o primeiro poço para extrair petróleo, com a finalidade de obter querosene em abundância para a iluminação. Na Rússia perfuram-se os primeiros poços entre 1806 e 1819. no Canadá e na Alemanha começam as perfurações em 1857.
Foi comercializado pela primeira vez em 1850, quando Samuel Kier, um boticário de Pittsburg, Pennsylvania, vendia-o com o nome de “óleo de rocha” ou “petróleo”.
A seguir começou a expandir-se a industria do petróleo, que foi avançando cada vez mais até se converter em elemento essencial para o desenvolvimento industrial e económico actuais.
Os principais produtores são o Reino Unido, Noruega, México, Rússia e Estados Unidos, que é o maior consumidor. Os países árabes têm uma grande reserva petrolífera, que está na mira dos países “desenvolvidos”.
O petróleo constitui uma das mais importantes matérias primas que se negoceiam, com preços regulados internacionalmente.
Encontra-se no subsolo de certas zonas da terra, a diferentes profundidades.
A perfuração realiza-se com equipamento integrado, constituídos por torres de perfuração, tubagens, brocas, sistemas de bombagem e claro, força motriz para perfurar.
O petróleo possui uma grande variedade de compostos, que faz com que se realizem mais de 2000 produtos.
O petróleo pode classificar-se em parafínico, naftalínico, asfáltico e aromático.
Os derivados são combustíveis e petroquímicos, como o polietileno. Citam-se entre outros: gasolina, querosene, gasóleo, gás propano, benzina, fuel oil, disolventes, asfalto, polietileno, ceras, parafinas, naftas, gás natural, benzeno.
Estes combustíveis causam contaminação na produção, no transporte e pelo uso, já se tem alertado sobre os perigos da chuva ácida, o efeito de estufa e os derrames nos mares e oceanos.

20 março 2006

O preço da água vai disparar no Algarve

Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). A fórmula química é H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilião de km³ de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e icebergs. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante. Tanto que, até 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.


A edição desta segunda-feira do jornal “Público” revela que a Assembleia Municipal de Loulé discute hoje uma proposta de subida das tarifas da água de 25 por cento acompanhada de um aumento de 100 por cento na taxa de saneamento.
Apesar de estes aumentos, realça o diário, o município de Loulé não faz parte do grupo de concelhos que mais cobram aos consumidores. Tomando como referência um agregado familiar com um consumo de até 15 metros cúbicos por mês, Tavira surge como o concelho que cobra a água mais cara (1,12 euros por metro cúbico).
Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira e da Junta Metropolitana do Algarve, justifica as actualizações substanciais dos preços com a necessidade de fazer face aos investimentos efectuadas nas infra-estruturas de distribuição e tratamento de água.

17 março 2006

Snobes e elitistas

Artigo do Jornalista Pedro Maia, publicado em 20Fev06 no Observatório do Algarve, continua actual pela sua pertinência, pois este tipo de atendimento já é antigo em Faro e parece que vai continuar, ou rebentar, se é que já não rebentou!

Não me sinto à vontade a fazer compras em certos espaços do comércio da baixa de Faro. Não gosto do atendimento impessoal, snobe e elitista, quando deveria ser precisamente o contrário. Há lojas onde os empregados soltam esgares depreciativos ao verem os clientes. Abeiram-se das pessoas em milésimos de segundo, soltando o tradicional 'se-precisar-de-ajuda-é-só-dizer'.

Posso precisar. Agradeço a boa-vontade. Mas prefiro estar descontraído a ver os artigos. E o que não gosto é de estar entretido a ver roupa, calçado, livros ou outra coisa qualquer com um empregado na minha perna, tipo segurança pessoal.

Aconteceu-me três vezes, num só dia. Loja de desporto: entro em direcção à prateleira das sapatilhas e lá vem o 'se-precisar-de-ajuda-é-só-dizer', logo contrabalançado com o não menos tradicional 'estou-só-a-dar-uma-vista-de-olhos'.

E ali ficou a empregada. Especada, a um metro de distância, com um sorriso forçado nos lábios e de mãos atrás das costas. Parecia um manequim de montra a fitar o cliente.

Não perdi três minutos a ver sapatilhas. Metros adiante, incursão pela loja de roupa de um hugo-que-é-chefe. Passava revista nas camisolas em saldo, quando me apercebo de passos lentos e subtis na minha direcção, ao estilo de uma película de suspense Novamente uma mulher. Não soltou uma única palavra. Limitou-se a existir e a respirar no silêncio profundo, a escassos centímetros da minha presença. Ficamos ali os dois. Parecíamos um casal de namorados zangado.

Ainda olhei para trás para ver se havia reacção, uma expressão, um movimento… nada. Nem o 'se-precisar-de-ajuda-é-só-dizer'. Assim não levou com o 'estou-só-a-dar-uma-vista-de-olhos', mas antes com um 'boa-tarde', já ao pé da porta, logo respondido com um 'volte-sempre'.

Volto, volto, pensei. Quando for a Lisboa ou ao Porto logo vejo as modas do hugo. Ali não o faço mais.

Há dias maus e dois casos não se transformam em regra, a menos que se confirme o terceiro e então pode tratar-se de um sintoma de que algo vai mal. Depois das aventuras nas sapatilhas e nas camisolas, procuro calçado, outra vez em plena Rua de Santo António. Numa das lojas do manuel, que também é antónio, não vejo empregado ou empregada.

Ufa. Finalmente posso estar à vontade e ver o que me apetece sem ser alvo de caçadeira ocular. Se precisar de ajuda, chamo alguém quando bem entender.

Estava tudo a correr lindamente, vai daí que surge um homem baixinho ao pé do balcão. Caíu do céu. Nem 'bom-dia', nem 'boa-tarde', nem 'se-precisar-de-ajuda-é-só-dizer'. Apenas um murmúrio do género 'hummm, hummm' (não sei escrever de outra forma e por isso peço desculpa ao leitor), cujo significado era: 'olha-que-fiz-isto-só-para-saberes-que-estou-aqui'.

Que estás aí acabei eu de ver. Mas que diabos! Onde vão desencantar estas pessoas educadas e atenciosas?

Salvo raras e boas excepções, os empregados tem má cara e tiques superioridade.

Onde está o suposto atendimento personalizado, a boa educação e a simpatia? Não é o comércio tradicional que diz ser isso tudo e muito mais, em oposição aos centros comerciais?

Em muitas lojas não é. Das duas uma: ou esses comerciantes apostam em formação para os empregados, suavizando-lhes o trato e retirando-lhes os vícios, ou as grandes superfícies comerciais continuam a ganhar adeptos.

Depois queixam-se do êxodo de clientes e das dificuldades para manter o negócio aberto. Pudera...

16 março 2006

Faro na rota do comércio pela internet

O primeiro-ministro, José Sócrates, pretende modernizar o comércio tradicional através da troca de serviços e produtos pela Internet. O projecto Megarede arranca em Abril e Faro vai ser um dos quatro distritos com lojas-piloto.

O comércio tradicional vai sofrer uma "modernização tecnológica" com a chegada da maior rede de lojas do país, através da comercialização de serviços e produtos através da Internet - a "Megarede", anunciou o primeiro-ministro.

José Sócrates defendeu que a "ambição" deste projecto - "Webização da Comunidade Comercial" - passa por modernizar o pequeno comércio, criar valor e proporcionar-lhe uma nova atitude de concorrência e competição, combatendo a infoexclusão".

O projecto tem um investimento total de 54 milhões de euros e foi promovido pela CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e desenvolvido em cooperação com a Portugal Telecom.

O objectivo deste primeiro projecto privado aprovado pelo Plano Tecnológico do Governo passa por fomentar a dinamização e revitalização do chamado comércio tradicional, através da venda de novos serviços e produtos que vêm complementar a actividade tradicional dos estabelecimentos comerciais, com recurso a tecnologias e redes assentes na Internet.

Com a marca comercial MegaRede e com um capital inicial de 1,16 milhões de euros, o projecto definiu como meta chegar a 600 estabelecimentos até ao final de 2006 e a 5.000 nos próximos cinco anos.

Os pontos de venda aderentes, identificados com o logótipo MegaRede, serão dotados de um terminal multifunções que permite o acesso à Internet no ponto de venda, levando para dentro do estabelecimento comercial operações normalmente realizadas na rua, como pagamentos de serviços, compra de bilhetes, viagens ou pedidos de certidões, marcação de consultas, entre outros.

A MegaRede, propriedade da entidade gestora do projecto - Entigere -, tem três destinatários: retalhistas, parceiros e consumidores finais.

Para os clientes e consumidores, a mais-valia é a possibilidade de acesso a operações electrónicas assistidas e personalizadas, em locais de passagem ou de permanência habitual, como quiosques, restaurantes, tabacarias, cafés e supermercados.

A MegaRede arranca em Abril com 10 lojas-piloto, nos distritos de Faro, Coimbra, Braga e Lisboa, onde serão disponibilizados cerca de 30 produtos e serviços, graças aos protocolos estabelecidos com 23 parceiros. (in Observatório)

14 março 2006

Concerto Orquestra do Algarve na UALG

Dia 17, sexta-feira
UALG (Grande Auditório de Gambelas)
21h30

1ª Parte
J. Strauss Jr. (1825-1899)
Abertura de O Morcego

J.D. Bomtempo (1771-1842)
Sinfonia Nº 1
I. Largo – Allegro vivace
II. Menuetto
III. Andante sostenuto
IV. Presto

2ª Parte
F. Schubert (1797-1828)
Sinfonia Nº 3 em Ré Maior, D. 200
I. Adagio maestoso – Allegro con brio
II. Allegretto
III. Menuetto: vivace
IV. Presto vivace

Maestro Osvaldo Ferreira

13 março 2006

Banda Larga

O Governo manifestou esta segunda-feira a sua preocupação com a qualidade do serviço de Internet prestado pela TV Cabo e pela Cabovisão através de uma nota enviada à comunicação social. Em causa está o elevado número de reclamações dos consumidores relativamente às duas empresas.

O gabinete do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor refere que ouviu a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) sobre o assunto e convocou os responsáveis da TV Cabo e da Cabovisão para transmitir a preocupação do Governo pela debilidade do serviço prestado pelas duas empresas, bem como a necessidade de dar uma “rápida resposta às dificuldades sentidas pelos consumidores”.

O Governo sublinha que o deficiente serviço “compromete os objectivos governamentais ao nível da concretização do Plano Tecnológico relativamente “à qualificação dos portugueses para a sociedade de informação”, acrescentando que vai actuar sobre as duas empresas caso os problemas comunicados pelos consumidores não sejam solucionados rapidamente. (in CM)

10 março 2006

Prémio Jovem Arquitecto Paisagista

Dina Horta e Luís Loures, licenciados em Arquitectura Paisagista pela Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais (FERN) da Universidade do Algarve, foram premiados com o segundo lugar no concurso "Prémio Jovem Arquitecto Paisagista 2006".

A entrega do prémio, promovido pela UrbaVerde, teve lugar no passado dia 2 na Feira dos Profissionais dos Espaços Verdes e do Equipamento Urbano. O galardão tem como objectivo promover o reconhecimento público do trabalho de arquitectos paisagistas portugueses e destina-se a estudantes de arquitectura paisagista e a jovens arquitectos paisagistas até aos 30 anos.

A edição deste ano, subordinada ao tema "Reabilitação de espaço público - espaço linear", contou com a participação de 37 concorrentes de todo o país. Todos os participantes receberam diplomas de participação no Prémio UrbaVerde/Vibeiras.

Dina Horta e Luís Loures apresentaram o projecto intitulado "Património Humano" e foram premiados com o segundo lugar. O primeiro lugar foi atribuído a Miguel Sousa que apresentou um trabalho com o título "Entre Águas".

O júri foi constituído por um representante da Câmara Municipal de Lisboa, por um representante da Vibeiras e por representantes das 6 universidades que leccionam o curso de Arquitectura Paisagista em Portugal. (in R. Sul)

05 março 2006

Ecovia concluída dentro de um ano

Pedalar de Sagres a Vila Real de Santo António numa via própria para bicicletas vai ser realidade dentro de um ano. A Ecovia do Litoral vai atravessar doze concelhos algarvios e custará cerca de dois milhões de euros.

Integrada na rede europeia das Vias Verdes, a ecovia do Algarve vai ter uma extensão de 214 quilómetros, num percurso contínuo entre Vila Real de Santo António e Sagres. Na opinião do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, «o projecto traz impactes ambientais bastante positivos».

José Campos Correia referiu que a maioria dos troços não se faz por construção mas pela «recuperação de caminhos e trajectos localizados em áreas naturais, nomeadamente a zona das salinas e as plataformas férreas desactivadas».

A juntar às ecovias, serão criadas infra-estruturas de apoio ao longo dos percursos. Esta oportunidade poderá abrir portas a um turismo alternativo ao balnear: «o turismo ambiental não se limita à sazonalidade do turismo sol e praia. São turistas preocupados com o ambiente, com o uso do território, e os promotores turísticos poderão desenvolver este mercado, criando condições logísticas», sublinha.

No final de 2006, estará concluída a primeira fase do projecto, que envolve a participação dos 12 concelhos litorais, numa parceria entre a CCDR Algarve, a Grande Área Metropolitana do Algarve e o Instituto de Conservação da Natureza.

A segunda fase, que se vai desenvolver em Alcoutim, Aljezur e Monchique, três concelhos do interior algarvio, avança em 2007. O investimento é de três milhões de euros. O quilómetro zero foi lançado este sábado em Sagres, Vila do Bispo, no Cabo de São Vicente. De acordo com o presidente da Junta Metropolitana do Algarve (AMAL), Macário Correia, há condições para que, em Setembro, já existam alguns traçados construídos e prontos para receber quem goste de andar de bicicleta ou passear a pé.

“Daqui a um ano já estarão todos os troços terminados”, garantiu o responsável no acto de inauguração do projecto, uma via que vai percorrer 214 quilómetros em toda a região, na maioria das vezes junto ao litoral.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra foi acarinhada pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, que fez questão de sublinhar o “excelente exemplo de cooperação” entre as diversas instituições e autarquias envolvidas.

Enquanto uns concelhos estão mais adiantados, tendo já lançado o concurso para concepção e construção ciclovia, outros ainda estão a discutir qual o trajecto ideal para a passagem da mesma. Faro e Olhão são os dois municípios onde ainda existe alguma indefinição em torno do projecto, até porque o traçado passará junto à Ria Formosa e encostado à via férrea.

Todo o processo está a ser coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e pela AMAL.

04 março 2006

Universidade do Algarve abre-se ao exterior

Semana Aberta entre 11 e 18 de Março


A Universidade do Algarve (UALG) vai promover, entre os dias 11 e 18 de Março, mais uma Semana Aberta, destinada a dar a conhecer aos visitantes, sejam eles alunos, pais, educadores ou empresários, "o que de diferente se faz no espaço universitário".

Estão agendadas diversas actividades, que vão desde informação sobre os cursos, exposições, palestras, conferências, tertúlias a actividades desportivas.

Nesse contexto, a Escola Superior de Educação (ESE), em conjunto com o curso de Ciências da Comunicação, promove no dia 13 de Março a conferência "As televisões de proximidade: Um modelo alternativo de comunicação", com a presença do jornalista Pedro Coelho, a partir das 14:00 horas, no anfiteatro Paulo Freire, da ESE.

O programa das diversas actividades na Semana Aberta da Universidade do Algarve está disponível em http://www.ualg.pt/gre/semanaaberta2006.htm.

03 março 2006

Companhia Lisboa Ballet Contemporâneo em Faro

Dinamismo e contemporaneidade vão subir ao palco do Teatro Municipal de Faro com a estreia de quatro bailados da Companhia Lisboa Ballet Contemporâneo, dias 3 e 4 de Março.

Uma multiplicidade de registos coreográficos, um verdadeiro desafio para os sentidos fazem parte da estreia da temporada da Companhia Lisboa Ballet Contemporâneo.

Quatro bailados juntam uma variedade de dinâmicas a cargo dos bailarinos Alessandra Cito, Ana Santos, Ângela Eckart, Débora Queiroz, Isadora Ribeiro, Hugo Martins, Nino Gomes, Marcelo Magalhães. O espectáculo conta ainda com a participação especial de Benvindo Fonseca.

Em palco vão estar os bailados “Ela… Veronika!”, com uma coreografia de Gagik Ismailiam, “Dreamland”, com uma coreografia de Bárbara Griggi. Em “Renacê” e “Castañeda”, as coreografias estão entregues a Benvindo Fonseca.

O espectáculo tem uma duração de duas horas e vai estar em palco nos dias 3 e 4 de Março, às 21h30. O preço dos ingressos é 16 euros. (in OA)

01 março 2006

Algarve vai estudar sismos e tsunamis

O Dia Mundial da Protecção Civil é hoje celebrado em Faro com a assinatura de um protocolo para estudar os riscos sísmicos e de maremotos na região algarvia, cerimónia onde estará presente o ministro da Administração Interna.

O "Estudo de risco sísmico e de prevenção de tsunamis", da responsabilidade da Universidade do Algarve, arranca em Março e deverá prolongar-se por dois anos, durante os quais serão identificadas as zonas da região com maior risco de catástrofes naturais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo no âmbito do Dia Mundial da Protecção Civil, cujas celebrações vão ser centralizadas em Faro, estarão presentes o ministro da Administração Interna, António Costa, e o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões.

O protocolo será assinado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Área Metropolitana do Algarve, Universidade do Algarve, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto Superior Técnico (IST).

O Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (UL), Faculdade de Ciências da UL e Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) também participam na execução do estudo.

A cerimónia está marcada para 15h00, no complexo pedagógico da Universidade do Algarve, Campus da Penha, em Faro. (in OA)

28 fevereiro 2006

Certame “Algarve Convida”

O Algarve faz-se representar em Lisboa numa feira exclusivamente dedicada à promoção da região enquanto destino de férias. A feira de Turismo "Algarve Convida" está agendada para os próximos dias 8 e 9 de Abril e decorre no Pavilhão Atlântico, Parque das Nações.

Direccionado para o mercado interno, este evento inédito, promovido pela Região de Turismo do Algarve (RTA) em parceria com vários municípios, associações, agências de viagens, hotéis e outros equipamentos turísticos e de lazer algarvios, pretende dar a conhecer toda a oferta existente no Algarve e permite ainda a venda directa de férias no certame.

O evento vai contar com um espaço dedicado à gastronomia e animação tipicamente algarvia. A feira "Algarve Convida" decorre na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, das 11:00 às 23:00 horas, sábado, e das 11:00 às 21:00 horas, domingo. A entrada é gratuita. (in RS)

27 fevereiro 2006

Quaero: a resposta europeia ao Google

Portugal quer aderir ao projecto da França e Alemanha para a criação de um motor de busca que possa concorrer, primeiro, e superar, depois, o Google. Com esse objectivo em mente, os governos de Paris e Berlim estabeleceram diversas parcerias e estão mesmos dispostos a investir até um total de 2000 milhões de euros ao longo de cinco anos.

O Quaero foi impulsionado pelos governos da França e da Alemanha, depois de o presidente francês, Jacques Chirac, e do anterior chanceler alemão, Gerard Schroeder, concordarem com a necessidade de criar um motor de busca europeu com uma capacidade semelhante ou superior ao congénere norte-americano. A justificação então apresentada foi simples: a invisibilidade de tudo o que não esteja documentado ‘on-line’.

E Portugal? Irá associar-se ao projecto? Contactado pelo CM, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que delegou a resposta na pessoa de Luís Magalhães, esclarece que há alguma indefinição quanto a um possível alargamento do projecto franco-germânico.

“Neste momento, há contactos no sentido de uma participação nacional que se pretende o mais ampla possível. No entanto, tal eventual participação não depende apenas da nossa vontade. Primeiro, é preciso perceber qual é a abertura dos parceiros a esta questão”, diz Luís Magalhães, esclarecendo que há várias empresas interessadas, pelo que Portugal ambiciona “uma comparticipação público-privada”.

A verdade é que o Quaero busca a inovação e essa procura visa a concorrência ao
Google. Nesse sentido, o projecto prevê a criação do primeiro motor de busca multimedia – englobando pesquisa de texto, áudio e vídeo, graças a uma aplicação que permite transcrever, indexar e traduzir documentos audiovisuais de forma automática – acessível a outras plataformas para lá do computador. Ou seja, telemóveis e televisores digitais.

Há, no entanto, outro ponto em que
Google e Quaero divergem, o qual, no fundo, representa a corrente social e política que rege cada território. É que se o Google nasceu, exclusivamente, da iniciativa privada, o Quaero tem por base a iniciativa pública.

O Quaero tem já o apoio de grandes empresas, como a France Télécom e a Deutsche Telekom, sendo que a Thomson e a Siemens também são mencionadas como interessadas em integrar o projecto. A verba a injectar por França e Alemanha, entre 1000 e 2000 milhões de euros, é um bom incentivo. (in CM)

22 fevereiro 2006

O Benfica venceu o Liverpool!

O Benfica venceu ontem os ingleses do Liverpool por 1-0, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de futebol, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.
O único golo da partida, que opôs o campeão português ao detentor do título europeu de clubes, foi apontado por Luisão, aos 83 minutos.
O encontro da segunda mão dos oitavos-de-final está agendado para 8 de Março em Anfield Road, na cidade de Liverpool.
Não é a minha cor de camisola, mas tudo o que seja para baixar a arrogância aos súbditos de sua majestade, é uma felicidade, os meus parabéns aos benfiquistas!

20 fevereiro 2006

Casa dos Rapazes apela à solidariedade

A Casa dos Rapazes de Faro apela à solidariedade de forma inédita: que os contribuintes atribuam 0,5% do valor liquidado no IRS aquela instituição de solidariedade social. Um gesto que não terá qualquer encargo para os doadores.
O Instituto D. Francisco Gomes, vulgarmente conhecido por Casa dos Rapazes, considera que tais donativos irão contribuir para o bem-estar dos menores a quem apoia.
Para tanto, basta que, ao preencher o modelo 3 – Anexo H (Benefícios Fiscais) da declaração de IRS, indique no Quadro 9, Campo 901, o NIPC (500868395) do Instituto D. Francisco Gomes no campo reservado para o efeito, e 0,5% do seu imposto liquidado será destinado pelo Estado à Casa dos Rapazes.
O Instituto D. Francisco Gomes foi registado oficialmente em Faro, no ano de 1944, sendo a única instituição particular de solidariedade social no género, em todo o Algarve.
Acolhe cerca de 60 jovens, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que frequentam, no exterior, escolas dos diversos ciclos de Ensino Básico e Secundário, de Faro.
Os menores que ali se encontram foram encaminhados pela Segurança Social ou pelo Tribunal de menores.
O Instituto sobrevive graças ao apoio financeiro que não tem carácter de regularidade de entidades oficiais como, Segurança Social, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e pela quotização de sócios, donativos pessoais individuais e de empresas particulares.

17 fevereiro 2006

Portugal contraria crescimento turístico mundial

Perante um cenário de crescimento do turismo mundial, onde países como Espanha continuam a crescer, Portugal surge como a excepção. Apesar das apostas do sector hoteleiro, o crescimento é reduzido.
Dados avançados pela Organização Mundial de Turismo revelam um crescimento do turismo mundial, com uma subida de 5,5% em 2005, face ao ano anterior.
Países como a Espanha, que registou um novo recorde de turistas entrados no País, a Eslovénia e a Hungria, continuam a crescer no sector turístico, reafirmando o seu posicionamento enquanto destinos preferenciais na Europa.
Portugal, no entanto, contraria esta tendência. Apesar do aumento da procura de viagens por parte dos portugueses, este crescimento não apresenta números significativos, ficando o sector do lazer muito aquém das expectativas, alcançando o pior desempenho dos últimos anos.
A procura do nosso país enquanto destino de férias registou também o valor mais baixo dos últimos dois anos, sendo o grande motor dos operadores nacionais o sector empresarial.
A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) defende no Balanço do Ano de 2005 que, apesar da pequena subida a nível das taxas de ocupação, o ano de 2005 se mostrou “pouco satisfatório”.
Segundo o Instituto de Turismo de Portugal, a tendência é que, com o aumento do número de camas nos últimos anos, se venham a verificar algumas dificuldades, nomeadamente na perda de competitividade de Portugal enquanto destino de eleição.
Países como o Reino Unido, Alemanha e França, que habitualmente procuravam o nosso de país como destino de eleição, acorrem agora cada vez mais a destinos concorrentes, como é o caso da vizinha Espanha.
Um dos sectores onde se tem vindo a registar uma maior afluência é no sector do golfe, onde o mercado algarvio marca uma importante presença.
Segundo o Balanço de 2005 feito pela AHETA, o golfe foi o subproduto turístico algarvio com melhores resultados. No entanto o mercado espanhol tem vindo a apostar também nesta área, lançando importantes acções concorrenciais.
Para aumentar a competitividade de Portugal enquanto destino turístico o Governo português pretende lançar em 2007 um sistema de incentivos para apoiar produtos estratégicos.
(in Observatório do Algarve)