09 janeiro 2006

Meteorologia algarvia online...

visitalgarve.pt disponibiliza informações climatéricas
A página do turismo algarvio na Internet (www.visitalgarve.pt) tem ao seu dispor, a partir de agora, um novo serviço para facilitar o acesso a informações climatéricas actualizadas em cada minuto. A estação meteorológica, certificada pelas entidades competentes, é da responsabilidade da Região de Turismo do Algarve (RTA), que investiu cerca de cinco mil euros na instalação do equipamento na sua sede, em Faro.
Os dados díspares do clima algarvio, fornecidos por várias fontes, desencadearam esta aposta. "Os dados não correspondem, por vezes, à realidade do estado do tempo no Algarve. Isso confunde quem planeia as suas férias com base nessas informações", explica o responsável pelo turismo algarvio, Helder Martins.
A grande diferença deste sistema reside na frequência de alteração dos dados: 60 actualizações por hora sobre a temperatura da água do mar e do ar, humidade, pressão atmosférica, velocidade do vento e índice de precipitação, o que representa um total de 1440 actualizações diárias.
Para averiguarem se o clima condiz com a informação disponibilizada na página, os turistas e cibernautas poderão aceder, também no visitalgarve.pt, a imagens de alta resolução e em tempo real de Faro, obtidas a partir da "webcam" implantada no edifício sede da RTA.
O novo sistema, nesta primeira fase, só permite a captação de imagens da capital algarvia. No entanto, segundo o organismo, a sua aplicação deverá estender-se a todo o Algarve, com a aquisição de 40 câmaras. Ainda em Janeiro, deverão ser instaladas mais duas: uma no Hotel Tivoli Marinotel (Marina de Vilamoura) e outra no Hotel Tivoli Arade (Marina de Portimão). (in "Região Sul")