20 setembro 2006

Algarve 1 - origens

O território definido como a província do Algarve pertenceu à antiga província romana da Lusitânia, tendo posteriormente feito parte dos domínios visigodos.
No ano de 711, Tarik ibn Zyad passa o Estreito de Gibraltar e derrota o rei dos visigodos, Rodrigo, na batalha de Guadalete. Em 712, Abd Al-Aziz Ben Mussa conquista o "Gharb Al Andaluz"; sendo Andaluz (palavra de origem latina que significa Terra dos Vândalos) o nome dado ao território da Península Ibérica ocupado pelos Árabes, significando a palavra Gharb, Ocidente, ou, Al-Gharb, O Ocidente.
Da palavra árabe "Al-Gharb" deriva a actual palavra portuguesa Algarve. Em 750, a dinastia Abássida (de Bagdad) destronou os Omíadas (de Damasco). A dinastia Omíada (Ben Umaia) teve continuidade na Península Ibérica, com a conquista desta por Abd Ar-Rahman Ben Umaia, que, em 756, estabeleceu o Califado omíada de Córdova.
Em 1091 dá-se a queda da dinastia Omíada e estabelecem-se no Andaluz os "1ºs Reinos da Taifas", a de Silves e a de Faro, no território actual do Algarve. Destacam-se como governantes destes reinos os poetas Al-Mu'tamid e Ibn'Amar. Os Almorávidas (Al-Murabitun), provenientes do Sara Ocidental, unificam o Al-Andaluz e estabelecem a sua capital em Sevilha.
Em 1143 dá-se a fundação de Portugal. Em 1144 estabelecem-se os segundos Reinos das Taifas: o governo dos Muridines (filósofos sufis) e do místico Ibn Caci em Silves. Em 1147, a dinastia berbére Almóada (Al-Muahadin) reunifica o Al-Andaluz. Em 1189, o Rei de Portugal, D. Sancho I, auxiliado pelos cruzados, conquista Lagos (Az-Zauia) e Silves (Chelb) pela primeira vez. Em 1190, o Almóada Yacub Al-Mansur ( Almançor) conquista o Gharb Al-Andaluz, retomando as localidades algarvias em poder dos portugueses. O poder Almóada termina em 1230 com o estabelecimento dos 3º Reinos das Taifas.
[... continua]