08 dezembro 2006

Base Lunar

A NASA pretende instalar uma pequena colónia de astronautas na Lua por volta do ano 2020 numa base permanente a ser construída no pólo Sul do satélite natural da Terra, anunciou a agência espacial norte-americana.
O projecto lunar tem por objectivo servir como posto avançado numa escala para os astronautas prepararem as viagens até Marte, no que será a primeira etapa de um programa ambicioso de exploração do sistema solar.
De acordo com a concepção do projecto, a base lunar começará com uma tripulação de quatro elementos a efectuar estadias de uma semana de cada vez, à medida que os módulos habitacionais e o fornecimento de energia permitam missões mais prolongadas, que poderão atingir os seis meses, criando condições para avançar com as viagens a Marte.
A localização escolhida, no pólo Sul, tem uma temperatura mais moderada e permite beneficiar de maior exposição solar, ideal para produzir electricidade, bem como proceder à extracção de hidrogénio e de oxigénio necessários para produzir água e combustível para os motores das naves espaciais.
Este ambicioso projecto coordena esforços de 13 agências espaciais de todo o mundo e pretende optimizar os recursos técnicos e financeiros a nível internacional numa denominada “Estratégia Global para a Exploração da Lua". Nesse sentido, a NASA trabalha já em conjunto com as agências espaciais da Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Reino Unido, Índia, Itália, Japão, Rússia, Coreia do Sul, Ucrânia e a Agência Espacial Europeia (ESA). [fonte: Diário de Notícias]