12 dezembro 2006

Bom João, requalificação!

A Câmara de Faro anunciou que o primeiro plano de pormenor para a zona ribeirinha avançará em 2007, mas a medida depende da decisão da Galp de retirar os depósitos de combustível.

Segundo a Câmara de Faro, o plano de pormenor tem como objectivo requalificar a zona industrial e frente ribeirinha do Bom João, nomeadamente as Salinas Neves Pires e os moinhos de maré, transformando o espaço em zona de lazer, a exemplo do Parque das Nações, em Lisboa, e permitindo a reaproximação de Faro à Ria Formosa.

Os doze depósitos de combustível localizados na zona ribeirinha serviram no passado o Aeroporto de Faro, mas actualmente não estão a ser utilizados, porque o combustível chega por via-férrea, explicou José Apolinário.

A zona ribeirinha, agora qualificada como área industrial, deve ser reconvertida para outros usos, apostando no lazer, turismo e imobiliário de qualidade, defendeu José Apolinário, recordando que o projecto é uma "ambição dos farenses" e é a melhor forma de ligar a "cidade à Ria Formosa".

O plano de pormenor para a zona ribeirinha do Bom João deverá prever também "a requalificação e aproveitamento turístico do porto comercial de Faro, em articulação com o Instituto de Portos e Transportes Marítimos", lê-se num comunicado do município de Faro hoje divulgado. [fonte: Observatório do Algarve]