07 dezembro 2006

Riqueza Mundial nas Mãos de 2%

Mais de metade da riqueza mundial, incluindo propriedades e activos financeiros, está nas mãos de apenas 2% dos adultos do planeta, revelou um estudo realizado por um instituto de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).
Apesar de os rendimentos globais estarem distribuídos de forma desigual, a distribuição da riqueza é ainda mais distorcida, indica o estudo do Instituto Mundial de Investigação sobre a Economia do Desenvolvimento, da Universidade das Nações Unidas.
«A riqueza está fortemente concentrada na América do Norte, na Europa e nos países de elevados rendimentos da Ásia e do Pacífico. Os habitantes daqueles países detêm juntos quase 90% do total da riqueza do planeta», de acordo com o estudo.
O instituto, com sede em Helsínquia, afirmou que o estudo era o primeiro com dimensão mundial sobre esta questão, para a qual há poucos dados disponíveis.
«Calculamos que os 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais da metade da riqueza global enquanto os 50% mais pobres detêm 1%», disse Anthony Shorrocks, director do instituto.
Shorrocks comparou o quadro a uma situação hipotética em que num grupo de 10 pessoas uma teria 99 dólares, enquanto as restantes possuiriam apenas 1 dólar.
«Se pensarmos que o rendimento tem sido distribuído de forma desigual, a riqueza está distribuída de forma ainda mais desigual», afirmou director do instituto.
De acordo com o estudo, em 2000, um casal precisava de um património de 1 milhão de dólares (cerca de 750,6 mil euros) para estar entre o 1% dos mais ricos do mundo, um grupo que reúne 37 milhões de pessoas.
Mais de metade daquelas pessoas reside nos EUA ou no Japão.
O estudo revela ainda que um património líquido de 2.200 dólares (cerca de 1.650 euros) por adulto colocaria uma família na metade superior da distribuição de riqueza.
[fonte: Diário Digital]