05 dezembro 2006

Supercomputador Milipeia

O maior sistema computacional destinado a cálculo científico instalado em Portugal foi inaugurado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. O supercomputador Milipeia, com 528 processadores, sucede ao Centopeia, que tinha 108 e se encontrava activo desde 1998.
Sustentado por um bilião e meio de operações aritméticas por segundo, o Milipeia, dez vezes mais rápido do que o seu antecessor, tem 1040 gigabytes de memória e cinco mil gigabytes de capacidade de armazenamento – um valor duas mil vezes superior ao dos computadores pessoais.
O projecto, do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, está aberto à comunidade científica, podendo ser usado por cientistas portugueses para efectuarem cálculo pesado em áreas como a física de partículas e nuclear, astrofísica, matemática, engenharia, geofísica, bioquímica e biomedicina.
Para o ministro Mariano Gago, este é “passo para o aumento da infra-estrutura nacional de computação”. [fonte: Cienciapt.net]